5 EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS QUE PODERIAM MUDAR A HUMANIDADE.
É inegável: a ciência é responsável por inúmeros avanços em áreas como a saúde. Mesmo assim, para alcançar várias dessas conquistas, alguns tabus controversos e experimentos que transcendem as barreiras éticas devem ser conduzidos.
As escolhas difíceis que os cientistas têm que fazer constantemente – continuar pesquisando e violar algum conceito ético, ou encontrar outro caminho? – Levou a medicina e a tecnologia a grandes conquistas, mas também desistiu de trabalhos que poderiam trazer grandes contribuições para a humanidade.
Reunimos alguns desses experimentos para explicar não apenas os fatores científicos, mas também por que eles foram abandonados. O Tecmundo salientou que os exemplos abaixo são escolhidos apenas para curiosidade e debate histórico e não refletem as opiniões do site.
A questão dos gêmeos
Crescendo juntos, dois irmãos gêmeos idênticos compartilham enormes semelhanças físicas e psicológicas em parte de sua infância. No entanto, com o tempo, mesmo que fossem criados pelos pais da mesma forma, eles se tornaram pessoas completamente diferentes. Por que isso está acontecendo?
Essa é a pergunta que alguns estudos pretendem responder experimentalmente: controlar o crescimento de dois gêmeos idênticos que serão separados, um estudo rigoroso de genética, educação e formação da identidade humana.
Por que não antes?
Este parece mais leve do que alguns dos outros estudos, mas ainda tem suas peculiaridades: estamos falando de separar irmãos e forçá-los a viver um sem o outro.
Além disso, além de monitorar constantemente a vida de ambos os filhos, a mãe deve concordar em “doar” um dos filhos para a comunidade científica. Sem contar que eles estarão sujeitos a várias condições, obrigados a tirar conclusões para pesquisas, como um certo clima, dieta e educação.
Em frente a farmácia
Testar um medicamento antes de colocá-lo à venda é uma prática comum em países como os Estados Unidos, que protegem legalmente os voluntários, além de usar cobaias como camundongos e coelhos. Mas até que ponto – ou mesmo que tipo de droga – é ético procurar pessoas para demonstrar a eficácia de uma substância?
Por exemplo, testar drogas e outras toxinas diretamente em humanos pode ajudar a ciência a entender os sintomas e até mesmo acelerar o processo de produção de antídotos ou drogas para combater uma variedade de substâncias químicas nocivas. Saltar o estágio animal e ir diretamente para os humanos ainda exigiria o recrutamento de “cobaias” de diferentes raças e condições de saúde – e o risco de alguém sair do experimento sem vida seria muito alto.
Por que parar?
Mesmo voluntariamente, testar drogas e toxinas em humanos é uma prática extremamente cruel (sem falar em cobaias em animais, que também sofrem). Vários efeitos colaterais prejudiciais podem ocorrer durante os testes preliminares. No momento, não há indicação de que será substituído – afinal, é difícil saber se um medicamento está realmente funcionando até que alguém o ingira.
Muito mais que a segunda guerra
Josef Mengele, Anjo da Morte, que foi o principal responsável pelos testes nazistas. (Crédito da imagem: Wikipedia) Os nazistas são responsáveis por uma das piores guerras da história da humanidade. Não só em termos de guerra, mas também nas atrocidades cometidas nos campos de concentração espalhados pelo Eixo.
Mas enquanto a ciência tem que admitir isso, não há como negar que alguns dos experimentos realizados nesses lugares foram inovadores e contribuíram. Pesquisas sobre hipotermia, a relação entre tabagismo e câncer de pulmão (e a campanha anti fumo), gases tóxicos e até fertilizantes baratos foram confiscados e posteriormente utilizados pelos laboratórios aliados.
Pare, por favor?
certamente. Apesar de suas contribuições, os métodos utilizados foram totalmente controversos, torturaram e mataram grande número de prisioneiros – todos cobaias forçadas, como judeus, ciganos e soviéticos.
Além disso, alguns estudos são absurdos e não têm utilidade científica, como a atrocidade do Dr. Josef Mengele (que buscava uma explicação genética para a raça ariana) ou algumas das ideias que Hitler e Himmler inventaram (como testar a relação entre canhotos e homossexualidade).
(Está gostando do nosso artigo 5 EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS QUE PODERIAM MUDAR A HUMANIDADE, acesse nosso site diariamente e veja dicas incríveis que podem facilitar seu dia a dia)
Procurando um filho alto, forte e saudável
Parece uma cartilha de ficção científica (como em “Gataka: The Genetic Experiment”): estudos no nível genético podem identificar as características de um bebê antes mesmo de ele nascer. Predispô-lo a ter certas características físicas, ter atletismo ou inteligência matemática extraordinária, etc., acendeu um brilho nos olhos de muitos pais.
Em Ghatak, você pode mudar geneticamente para se tornar bom em esportes. (Crédito da imagem: Columbia Pictures)
Além disso, as doenças serão curadas antes mesmo de aparecerem – por exemplo, saberemos até a probabilidade de desenvolver diabetes, câncer ou doenças cardíacas.
Devemos avançar?
Estamos falando de modificação genética, o mesmo princípio do uso de células-tronco ou clonagem. Além disso, modificamos as características naturais das pessoas e entraremos em debates éticos e até religiosos.
Finalmente, esses estudos ainda estão em seus estágios iniciais. Então não há nada para prevenir problemas, e as crianças nascem com problemas de saúde causados pelo teste.
Os mistérios do cérebro humano
O cérebro é um dos órgãos mais fascinantes do ser humano. Ele define algumas de nossas habilidades e é capaz de habilitar ou desabilitar funções do nosso corpo, além de controlar a memória e nossas emoções, entre outros fatores que ainda não foram estudados.
Por exemplo, a existência do que chamamos de “alma” é uma das questões mais interessantes da área: os cientistas tentam entender se existe um único ponto no cérebro responsável por essa essência – e se é sagrado ou natural .
Qual é a controvérsia e como ela nos ajudará?
Meramente confundir isso com religião já causou enorme controvérsia. Além disso, há questões éticas, afinal é preciso mexer no cérebro das pessoas vivas para encontrar pontos específicos responsáveis por determinadas funções corporais.
Mesmo assim, aprender mais sobre o funcionamento do cérebro humano é valioso – afinal, é possível estudar áreas do órgão ainda pouco exploradas – e quem sabe pode até aproximar ciência e religião (ou, na pior das hipóteses, puxar completamente separados).
Teste seu QI nesse super aplicativo para Android, responda algumas perguntas e descubra qual o seu nível de QI (nível iniciado, avançado ou expert), acesse o site e baixe agora.
5 EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS QUE PODERIAM MUDAR A HUMANIDADE, você concorda com algum desses testes ou acredita que a tecnologia pode ser desenvolvida sem prejudicar os humanos? Mesmo quando se trata de tópicos controversos, que experimentos você realizaria para melhorar a natureza humana? Deixe o seu comentário!
Veja também: Aplicativos para medir diabetes pelo celular.