6 ANIMAIS CAPAZES DE RESISTIR AO FRIO EXTREMO
Sempre que queremos falar sobre como a natureza é incrível, podemos olhar para ela de uma perspectiva diferente. No caso de hoje, trataremos de animais fascinantes que são capazes de suportar o frio extremo e se adaptar às duras condições climáticas. Cada um nesta lista usa uma técnica específica, representando a complexidade da fauna mundial.
Optamos por selecionar apenas animais que utilizam mecanismos de sobrevivência que não envolvam proteção contra predadores. Dito isso, os membros listados abaixo não congelam ou manipulam seus corpos para afastar os inimigos, apenas para passar por uma fase do ano. Você é curioso? Então confira!
1. Sapo da Floresta
Algumas pessoas brincaram sobre o sapo da floresta voltando dos mortos, o que não corresponde à realidade na prática, mas isso não torna menos implausível. No inverno, 70% do corpo do sapo congela, incluindo o cérebro. Seu coração, músculos e até sua respiração foram afetados, como se ela tivesse se transformado em um pequeno cubo de gelo. Mas há um truque por trás disso.
Seus organismos contêm proteínas que expelem a maior parte da água de suas células. Ao mesmo tempo, seu fígado produz glicose, que ocupa essas células na ausência de água, agindo como uma espécie de xarope que impede o congelamento completo. Então, conforme o clima (e seu corpo) esquenta, o organismo volta ao normal.
2. Iguana
Você provavelmente já viu fotos e vídeos de iguanas “congeladas” caindo das árvores. Isso porque, por serem répteis de sangue frio, suas já lentas funções corporais diminuem quando a temperatura cai perto de 0°C. Então eles ficam parados, parados, mas não param de respirar.
Porém, ao contrário de outros animais que têm relação com o frio, as iguanas podem morrer se expostas ao frio intenso por mais de dois dias. Em alguns casos, acabam contraindo doenças como pneumonia, ficando sobrecarregados e morrendo.
3. Pele de crocodilo
Se você tem jacarés em uma área fria e os vê imóveis, como se não se importassem com a sua presença, pode ter certeza de que eles não estão mortos. Isso ocorre porque as células sanguíneas do crocodilo congelam devido ao frio intenso e à baixa temperatura durante o inverno.
Para obter oxigênio, eles apenas mantêm o nariz acima da superfície da água. Embora não se mexam, conseguem continuar respirando normalmente até que a temperatura suba.
4. Tartaruga Pintada
As tartarugas pintadas são uma das mais belas da espécie, com listras pretas e amarelas correndo ao longo do corpo e partes do casco. Os aborígenes de água doce geralmente hibernam nos rios no inverno e podem sobreviver mesmo que a superfície congele, mas o corpo não congela, o que é obtido pela absorção de oxigênio pela água. Aos poucos, quando a temperatura começa a subir e chega a 12°C, a atividade metabólica volta ao normal, e a tartaruga colorida pode viver tranquila.
5. Tenebrio molitor
Tenebrio molitor é um pequeno besouro preto conhecido pelos pescadores em seu estágio larval. Ele é um inseto muito interessante que é capaz de proteger suas células do congelamento em baixas temperaturas.
Ao contrário de outros animais que usam proteína como anticongelante, as larvas de farinha produzem seu próprio anticongelante à base de açúcar chamado xymannan. Quando preparado, ele se combina com a substância oleosa do animal para formar um anticongelante que impede o congelamento das células do besouro.
6. Traça de urso polar
O nome é complicado, mas a forma como se protege das temperaturas extremas é simples. A lagarta da mariposa do urso polar é conhecida por ferir a pele de outros animais se tocada, mas vale a pena notar que ela passa a maior parte do tempo congelada.
Basicamente, seu ciclo de vida antes de se transformar em mariposa consiste em se alimentar, congelar, descongelar, comer, etc. Segundo especialistas, o açúcar no sangue deles age como um anticongelante, protegendo as células do frio.
Se gostou da matéria “6 Animais capazes de resistir ao frio extremo” compartilhe com seus amigos essa curiosidade e fique ligado nas novidades desta semana. Uma ótima leitura.
Leia também:
Gatos laranja realmente são dóceis? Saiba mais.