7 MISTÉRIOS QUE OS ARQUEÓLOGOS DEVEM SOLUCIONAR AINDA NESTE SÉCULO
Em 1912, quando a National Geographic Society (NGS) concedeu sua primeira bolsa arqueológica a Hiram Bingham, o arqueólogo viajou para Machu Picchu com um dos objetos tecnologicamente mais avançados de seu tempo: a Kodak Panoramic Camera. Mais de cem anos depois, os arqueólogos têm uma incrível variedade de ferramentas tecnológicas à sua disposição, desde dispositivos de sensoriamento remoto que nos permitem “ver” além do espectro visível, até computadores poderosos o suficiente para processar coisas que levam milhares de anos para fazer . Computação humana.
“Há uma razão pela qual a National Geographic está chamando o século 21 de uma ‘nova era de exploração'”, diz o arqueólogo e membro do NGS Fredrik Hiebert. “As oportunidades que podemos descobrir neste século – e as perguntas que podemos responder – parecem quase infinitas.”
Com essa empolgação em mente, pedimos a Hibbert que compartilhasse suas previsões sobre o que podemos esperar neste novo século de descobertas:
1. Descobrir cidades anteriormente desconhecidas, até mesmo civilizações na América Central e do Sul
“Arqueólogos estão usando LiDAR (Light Detection and Ranging) para realmente ‘ver e localizar assentamentos que não sabíamos que existiam’ sob densas copas de árvores em lugares como Honduras e Belize”, disse Hiebert.
2. Encontrar o túmulo de Genghis Khan ou Alexandre, o Grande
Mosaicos encontrados no ano passado em uma enorme tumba de mármore no antigo local de Anfípolis, no norte da Grécia, provocaram especulações de que a tumba pertencia a um membro da família de Alexandre, o Grande.
Tecnologias como o radar de penetração no solo (GPR) permitem que os arqueólogos vejam o subsolo sem cavar, disse Hiebert. Para o projeto Khan Valley da National Geographic, sua equipe usou imagens de satélite para identificar possíveis locais onde Genghis Khan foi enterrado e, em seguida, “verificou” essas áreas com GPR para determinar sua viabilidade. “Não encontramos o túmulo de Genghis Khan na época, mas foi uma boa maneira de analisar uma grande área de terra com relativamente poucos recursos. No final, é um jogo de números: quanto mais áreas você puder analisar, melhor suas chances de encontrar algo. Por que não o túmulo de Genghis Khan? Ou Alexandre, o Grande?
3. Entrar na tumba do primeiro imperador da China
Misterioso Soldado Qin Shi Huang Império Chinês
Uma equipe de soldados guarda o túmulo de Qin Shi Huang, o primeiro imperador da China. Os arqueólogos ainda precisam explorar os segredos sombrios da tumba.
Os arqueólogos sabiam onde Qin Shi Huang estava enterrado – cercado por seus guerreiros de terracota em Xi’an – mas a chance de danificar itens preservados na tumba por mais de 2.000 anos deixou todos relutantes em abri-la. “Ferramentas de sensoriamento remoto como GPR e magnetômetros podem nos dar uma ideia do que está dentro e, eventualmente, teremos pequenos dispositivos robóticos que podem entrar na tumba e coletar dados com o mínimo de perturbação”, disse Hiebert.
4. Decifrar a linguagem misteriosa dos antigos minoanos
A misteriosa civilização minóica de Creta
Pestos em Creta foi um dos centros mais importantes da civilização minóica. Computadores poderosos podem ajudar os pesquisadores a decifrar seu misterioso sistema de escrita, Linear A.
Mais de um século se passou desde a descoberta da poderosa civilização minóica mediterrânea, mas os estudiosos ainda são incapazes de decifrar sua linguagem, Linear A. “Atualmente, temos mais de 1.400 exemplos de linear A para estudar”, disse Hibbert. “Agora temos big data em nossa caixa de ferramentas. Por que não usamos o Watson da IBM para este trabalho?”
Gostou desta publicação “7 MISTÉRIOS QUE OS ARQUEÓLOGOS DEVEM SOLUCIONAR AINDA NESTE SÉCULO” , acesse nosso site diariamente e veja dicas que podem facilitar seu dia a dia.
5. Entenda o propósito das Linhas de Nazca
Peru – Mistério das Linhas de Nazca
Nos desertos costeiros do sul do Peru, figuras esculpidas na terra inspiram admiração entre os viajantes aéreos desde a década de 1920.
Os pesquisadores ainda estão criando teorias sobre o propósito das Linhas de Nazca. As elaboradas IGs do Peru representam constelações? Eles estão relacionados à água? Hiebert concorda com o antropólogo e explorador residente da National Geographic Johan Reinhard, que afirma que não há avaliação para provar a teoria sobre as Linhas de Nazca. “É aqui que o uso de computadores analíticos cada vez mais poderosos para validar grandes quantidades de dados geográficos e arqueológicos é muito importante”, disse Hiebert.
6. Recupere um Neandertal completo
Múmia Misteriosa de Mamute
Em 2007, pastores de renas na Sibéria descobriram o bebê mamute, congelado no gelo por 40.000 anos. À medida que o gelo do mundo derrete, outros restos congelados podem surgir.
Como o aquecimento global faz com que as camadas de gelo e as geleiras afinam, é “muito, muito provável” que um dia apareçam neandertais bem preservados, assim como um bebê mamute de 40.000 anos encontrado na Sibéria, disse Hibbert.
7 MISTÉRIOS QUE OS ARQUEÓLOGOS DEVEM SOLUCIONAR AINDA NESTE SÉCULO.
7. Confirmação de uma grande presença Viking na América do Norte
Misteriosa arqueologia viking canadense
A arqueóloga Patricia Sutherland (casaco laranja) e seus colegas escavaram no Vale Tanfield, na Ilha Can Baffin, procurando o que acreditavam ser um posto avançado Viking.
Hibbert prevê que, assim como o aumento das temperaturas fará com que as geleiras revelem seus segredos, a costa descongelada do Canadá expor uma rede de assentamentos vikings que nos forçará a reescrever as “descobertas” das Américas. “Identificamos dois sítios vikings nas Américas e, à medida que entendermos melhor a natureza desses assentamentos, prometo que começaremos a reconhecê-los ao longo da costa atlântica. Não é impensável.”
Você gosta de arqueologia? Veja esse aplicativo Situs Arqueologia próprio para Android e veja mapas, fotos e fichas de campo em um único ambiente informatizado.
Gostou desta publicação “7 MISTÉRIOS QUE OS ARQUEÓLOGOS DEVEM SOLUCIONAR AINDA NESTE SÉCULO” , acesse nosso site diariamente e veja dicas que podem facilitar seu dia a dia.
Veja também esta curiosidade para comentar com seus amigos: 10 Curiosidades sobre o Espaço Sideral.