Você sabe como escolher um bom protetor solar para a minha pele? Você tem o hábito de usar protetor solar? Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) revelou que o uso diário do produto traz uma série de benefícios para a pele, incluindo a prevenção de manchas, queimaduras, melasma, envelhecimento precoce, melanoma e até câncer de pele.
Mas qual é o protetor solar ideal para a minha pele? Para responder a essa pergunta, preparamos um infográfico com os principais recursos do produto para ajudá-lo a decidir e escolher o produto mais adequado para você e seu tipo de pele.
Qual textura de protetor solar é ideal para a minha pele?
- Creme: Os produtos com perfil creme têm uma textura mais hidratante e são ideais para peles secas ou secas.
- Oil-Free: Produtos com propriedades oil-free são aqueles que não contêm óleo em seus ingredientes, ou seja, são indicados para pessoas com pele seca, mista ou até com tendência a acne (com acne/espinhas).
- Toque Seco: Um produto com toque seco é aquele que possui acabamento matte, ou seja, deixa a pele com aspecto mais seco e suave. Na prática, é recomendado para pessoas com pele oleosa.
É melhor usar um protetor com cor ou sem cor?
Os protetores solares coloridos são responsáveis por proteger a pele da radiação e dos danos causados pelo sol, até mesmo a luz visível de telefones celulares, janelas, lâmpadas e eletrônicos. Além disso, também é mais fácil durante a aplicação e você pode ter certeza de que aplicou corretamente em seu rosto.
Por outro lado, os protetores solares incolores apenas protegem a pele dos raios solares.
Precisa usar protetor solar dentro de casa?
Infelizmente, não há como escapar, pois a radiação está por toda parte, mesmo em dias nublados e lugares fechados.
Além disso, segundo especialistas, a luz azul fornecida pelos aparelhos eletrônicos também tem a capacidade de alterar a pigmentação da nossa pele. Então, mesmo sendo luz artificial, usar protetor solar dentro de casa não é apenas necessário, é até essencial.
O que é FPS?
A sigla FPS significa Fator de Proteção Solar e indica a potência de um determinado produto em relação aos raios UVB, prevenindo assim queimaduras solares e câncer de pele.
Protetores solares com fator de FPS 100 podem ser encontrados hoje, mas segundo alguns especialistas, um produto diário com FPS 25 é suficiente e, no caso de exposição ao sol, recomenda-se FPS 30.
O grau de fator de proteção não é proporcional ao grau de proteção que o produto deve proporcionar. Produtos com FPS 30 protegem cerca de 96% da radiação solar, enquanto produtos com FPS 100 protegem 95%.
Aqui você aprendeu como escolher um bom protetor solar para minha pele. Veja mais dicas em nosso site.
Escolher um protetor solar ficou mais fácil agora, não é mesmo? Faça alguns testes e experiências para descobrir o que funciona melhor para você.
Veja outra matéria interessante: Receita Caseira para clarear a pele.