Como saber se meu cachorro está com febre? Todos sabemos por experiência própria que a febre é desagradável! Calafrios, cansaço e mal-estar geral fazem parte dessa condição e também podem afetar crianças quadrúpedes. O desafio é saber se um cachorro está com febre e como reverter a situação. Vamos descobrir?
Qual é a temperatura da febre de um cão?
A febre é conhecida por ser caracterizada por um aumento temporário na temperatura média do corpo. Em humanos, nossa temperatura corporal média ideal está entre 36°C e 36,7°C.
Quando falamos de cães, o veterinário do Dr. Petz, Caio Pereira, explica que a temperatura corporal média deles é naturalmente mais alta.
“Ao contrário de nós humanos, a temperatura corporal de um cão saudável varia entre 37,5°C e 39,3°C”, disse ele. Portanto, desde que sua temperatura ultrapasse esse valor de referência, pode ser considerada uma febre.
Além disso, a partir de 41°C, a febre canina pode começar a afetar a função dos órgãos do cão, colocando em risco a saúde do cão.
Como saber se seu cachorro está com febre?
Medir a temperatura de um cão com a ajuda de um termômetro é a única maneira de determinar se um cão está com febre. No entanto, Caio alerta que o procedimento não é recomendado em casa. “Isso pode causar desconforto e desconforto, e é preciso prática para não machucar o cachorro”, disse ele.
Além disso, explicou, os termômetros veterinários se diferenciam por ter uma haste flexível que reduz o desconforto e o risco de lesões. Por esta razão, os especialistas dizem que em casa, é mais importante observar os seguintes sintomas de febre em cães:
- Apatia;
- Falta de apetite;
- Tremores;
- Sonolência;
- Vômitos;
- Diarreia,
- Ingestão excessiva de água.
Quanto ao focinho quente e seco, não é sinal de febre? Segundo o médico. Caio, embora possa fazer parte do quadro, nem sempre o focinho e as orelhas quentes são sinais de febre. É melhor procurá-los junto com outros sintomas. De qualquer forma, em caso de dúvida, leve seu animal de estimação ao veterinário o mais rápido possível.
Como medir a temperatura de um cão em casa?
Como dissemos acima, não é recomendado medir a temperatura do seu cão em casa. Isso porque, além do risco de causar desconforto ou até prejudicar o cão, o uso inadequado de um termômetro também pode levar a resultados imprecisos.
Existem duas maneiras de saber como medir a febre de um cão: um termômetro retal e um termômetro de ouvido. Embora menos confortável, este último também é arriscado porque deve ser inserido no canal auditivo do cão.
O que pode fazer um cachorro ter febre?
“A causa mais comum de febre em cães é uma infecção em qualquer parte do corpo. Seja leve ou fatal, pode ser causada por bactérias, fungos ou vírus”, explica o veterinário. Nesse sentido, é importante lembrar que a febre não é uma doença em si, mas sim a resposta do organismo a algo anormal.
As condições que podem causar febre em cães incluem: otite média, infecções do trato urinário, problemas dentários, envenenamento e muito mais.
“Além disso, a vacinação pode produzir febre breve 24 a 48 horas após a vacinação”, explica Caio. Se isso acontecer com seu amigo, converse com seu veterinário sobre as melhores maneiras de aumentar a saúde do seu animal durante esse período. É sempre importante procurar um veterinário se houver suspeita de febre. Lembre-se, como um sintoma inespecífico, a febre pode ser sinal de um problema sério. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhor o prognóstico do cão.
Agora você entende como saber se meu cachorro está com febre. Se você notar alguns sinais de doença e quiser saber como saber se seu cão está com febre, procure um veterinário profissional.
Matéria recomendada: Qual a raça de cachorro mais inteligente?