O QUE É NANOTECNOLOGIA?
A nanotecnologia é a compreensão e o controle da matéria em escala nanométrica, atômica e molecular. Ela trabalha no desenvolvimento de materiais e componentes para vários campos de pesquisa, incluindo medicina, eletrônica, ciência, ciência da computação e engenharia de materiais.
Um dos princípios fundamentais da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir de átomos. O objetivo é tornar a estrutura mais estável e melhor do que a forma “normal”. Isso ocorre porque os elementos se comportam de maneira diferente em nanoescala.
Microscópio de tunelamento de varredura
Os microscópios de tunelamento de varredura podem observar átomos e moléculas no nível atômico. Foto: Microscopio de varredura de túnel en Schwingungs-Dämpfplatten
Os seres humanos só puderam ver átomos individuais pela primeira vez em 1981, quando o microscópio de tunelamento de varredura (STM), uma das ferramentas mais importantes da nanotecnologia, foi criado e deu origem à nanotecnologia. STM permite a observação de átomos e moléculas no nível atômico. Além disso, outra importante ferramenta da nanotecnologia é o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV). Ambos são usados na exploração de nanomateriais.
Por que a nanotecnologia existe
A nanotecnologia se aplica a objetos entre 1 e 100 nanômetros. 1 metro tem 1 bilhão de nanômetros. Para entender melhor, um pedaço de jornal tem cerca de 100.000 nanômetros de espessura, enquanto o DNA humano tem apenas 2,5 nanômetros de diâmetro.
ADN
O DNA tem cerca de 2,5 nanômetros de tamanho
Por meio da nanotecnologia, os cientistas são capazes de desenvolver melhores materiais e componentes porque os materiais que funcionam na escala métrica como a conhecemos não se comportam da mesma maneira em nanoescala. Gases, líquidos e sólidos que funcionam em nanoescala podem se tornar mais fortes ou adquirir propriedades como condutividade térmica e elétrica, tornar-se mais reativos, mudar de cor e outros fenômenos.
A nanotecnologia é amplamente utilizada em vários campos da indústria e tecnologia, bem como em física, química, biologia e pesquisa médica devido à sua capacidade de criar materiais mais fortes, mais finos e duráveis.
Usos da nanotecnologia
A nanotecnologia é usada para modernizar setores industriais e tecnológicos, como tecnologia da informação, energia, meio ambiente, segurança, tecnologia de alimentos e transporte. Ela também trabalha no desenvolvimento de soluções que reduzem o impacto no meio ambiente e no tratamento de doenças.
Um exemplo do uso da nanotecnologia é o desenvolvimento de filmes para vidros, computadores, câmeras, janelas e outras superfícies para permitir que objetos adquiram propriedades como impermeabilidade, antirreflexo, autolimpeza, resistência aos raios UV, etc.
As nanopartículas também podem ser usadas para catalisar reações químicas, reduzindo a quantidade de catalisador usada para produzir reações químicas exigidas pela indústria. Isso economiza dinheiro e reduz a quantidade de poluentes liberados na atmosfera. Isso já é usado na indústria do petróleo, no refino de petróleo; na indústria automotiva, em conversores catalíticos automotivos.
TV OLED Samsung
Telas OLED com imagens mais brilhantes e menor consumo de energia criadas com a ajuda da nanotecnologia
Outra tecnologia criada com a ajuda de pesquisas em nanoescala são os displays OLED, que aparecem em diversas TVs e smartphones. Este tipo de tela oferece uma imagem mais brilhante e menor consumo de energia. As telas flexíveis de e-readers, como o Kindle, também são resultado de pesquisas em nanotecnologia.
Gostou desta publicação “O que é nanotecnologia?”. Acesse nosso site diariamente e veja curiosidades, dicas e muito mais.
Veja também: Coisas que a Nasa não quer que você saiba.