Você sabia que pode aprender como fazer um cronograma capitar? Você já ouviu falar em horários de cabeleireiro? Hoje, é uma das melhores técnicas para restaurar o cabelo de forma mais eficaz. Além disso, ajuda a cuidar melhor do seu cabelo, deixando-o mais saudável e bonito. Separamos algumas dicas especiais para te ajudar a entender melhor o que é um plano capilar.
O que é um cronograma capilar?
O cronograma capilar nada mais é do que uma rotina de cuidados capilares, intercalada com três tratamentos: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Isso permite um tratamento personalizado com base nas necessidades do seu cabelo, pois cada etapa do processo traz benefícios específicos para cada tipo de cabelo.
Esse tipo de tratamento é muito importante, principalmente para cabelos danificados por produtos químicos como coloração, alisamento, etc.
Para que tipo de cabelo este tratamento é indicado?
Não existe um tipo específico de cabelo para realizar um programa capilar, todos os tipos são eficazes e requerem este tratamento.
Na hora de escolher um cronograma capilar que se adeque às suas necessidades, é interessante alternar entre os produtos semanais. Depois de entender os reais benefícios de cada etapa desse tratamento, não haverá mais segredos sobre como realizá-lo.
Veja também: Aplicativo que simula cortes de cabelo.
Hidratação
Este é um dos tratamentos mais conhecidos, pois é responsável por repor a umidade perdida diariamente nas fibras capilares. Com ele, toda a maciez pode ser restituída ao fio e tratada para secagem.
Um ponto importante a ser enfatizado é que esta etapa prepara a thread para que ela possa receber de forma otimizada todo o processamento das outras etapas. Afinal, por mais simples que seja o seu arranjo de cabelo, ele sempre trará resultados incríveis.
Nutrição
Nesta fase, todos os óleos naturais do cabelo são devolvidos por meio de creme ou hidratação (que é um tratamento à base de óleos vegetais). Nesta fase, o cabelo é protegido da perda de umidade e ressecamento.
A garantia de hidratação, beleza e saúde dos cabelos fica por conta da reposição dos lipídios capilares, pelo retorno das glândulas sebáceas produzidas pelo couro cabeludo.
Reconstrução
Nesta fase, o cabelo é profundamente reparado com a ajuda de uma máscara reconstrutora. Isso acontece por causa da reposição de proteínas e massa capilar, que são perdidas quando expostas a produtos químicos, fontes de calor e mudanças climáticas.
Por ser um tratamento muito eficaz, deve ser feito com moderação, ou seja, não com muita frequência, e apenas em cabelos extremamente danificados ou saltitantes (neste caso, pode ser feito semanalmente), diferentemente neste caso o ciclo indicado é apenas a cada 15 dias.
Como montar meu próprio cronograma capilar?
Agora que você já sabe o que é um plano capilar e entende o que cada etapa dele faz, é hora de aprender a montar seu próprio tratamento e começar a cuidar mais dos seus cabelos. Primeiro, faça um teste de porosidade.
Depois de conhecer a porosidade do seu cabelo, basta definir o seu horário com base nas necessidades dos seus fios. Você acaba de pegar os detalhes de como fazer um cronograma capilar, mas não se esqueça, não importa quão alta ou baixa seja a porosidade, a hidratação não pode faltar!
Veja também: 5 Mitos sobre os nossos cabelos.