O Bebê engasgou, e agora?
Os bebês às vezes engasgam, por exemplo, ao comer, chupar, beber de uma mamadeira ou até mesmo usar sua própria saliva, o que pode causar tosse e respiração ofegante ou, em casos mais extremos, nem mesmo respirar. Pode tornar a pele pálida e os lábios azuis. Nesse caso, é importante que o responsável siga algumas instruções para remover a causa da asfixia para que o bebê possa respirar normalmente novamente. Neste caso, o que deve ser feito é:
Para solicitar ajuda médica:
Disque rapidamente 192 para que você possa discar 193 para uma ambulância, SAMU ou até mesmo o corpo de bombeiros.
Se alguém ligar, continue a ver se o bebê consegue respirar sozinho.
Veja também: Os melhores shampoos para seu bebê.
Mesmo com dificuldade, o menor sinal de respiração significa que a via aérea não está totalmente fechada, o que é bom. Se seu filho começar a tossir, deixe-o tossir o tempo que for necessário e nunca tente tirar o objeto de sua garganta, pois isso fará com que ele penetre mais fundo na garganta.
Comece a manobrar para chamar Heimlich:
Esta ação é responsável por retirar o objeto engasgado ou outra coisa, e para isso, deve-se fazer o seguinte:
1. Coloque a criança no braço, com a cabeça ligeiramente mais baixa que o tronco, e observe se há algo na boca que possa ser facilmente removido;
3. Dobre o bebê, o abdômen está acima dos braços, o torso está mais baixo que as pernas e as costas das mãos são batidas 5 vezes;
4. Se isso não for suficiente, você deve virar a criança, ainda no braço, e usar os dedos médio e anelar para fazer algumas compressões na área entre o peito, mamilo e respiração boca-a-boca enquanto espera. Procure ajuda.
Como saber se um bebê está engasgado?
Entre os sinais de asfixia em bebês, os mais comuns são:
- falta de ar ou chiado;
- tossir, espirrar, vomitar ou chorar enquanto come;
- Dificuldade em respirar, lábios azulados ou vermelhidão no rosto;
- espirrar com frequência;
- sons incomuns ao respirar;
- Quer falar mas não tem voz/.
A situação é agravada quando o bebê não consegue falar ou tossir e, nesses casos, os sintomas mais comuns são a pele azul ou roxa, respiração excessiva e, eventualmente, perda de consciência.
Então, quando se deparar com a situação: O bebê engasgou, e agora? (esperamos que não passe por isso). Você já tem uma ótima manobra que pode salvar a vida do pequenino. A condição mais comum para um bebê engasgar é durante as mamadas, mas se seu bebê engasgar com frequência, mesmo com saliva, ou mesmo durante o sono, ele pode ter alguma dificuldade para engolir, devido a algumas alterações neurológicas e o acompanhamento do Especialista para identificação efetiva e tratamento.
Veja também: Playlist para bebê dormir.