Você sabe como usar o FGTS para pagar parcelas atrasadas? O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) só pode ser usado em determinadas circunstâncias, como comprar um imóvel, estar gravemente doente ou ser demitido sem justa causa. Este último é válido apenas para os trabalhadores que optaram por sair do método de rescisão. Nos últimos anos, no entanto, ficou mais fácil usar os fundos do fundo, e saques de emergência e anuais estão disponíveis.
Na hora de comprar um imóvel, além de poder usar o dinheiro para pagar à vista ou entrar em financiamentos, os cotistas do FGTS têm o direito de amortizar (para quitar dívidas remanescentes) a cada dois anos, todos arrecadados nos fundos, por desembolso mais rápido. Também é permitido utilizar o saldo para pagar até três parcelas vencidas.
Na verdade, pode pagar até 80% do valor dessas parcelas pendentes. As novas medidas são válidas até dezembro deste ano.
Não pagar o empréstimo pode aumentar a dívida, incluindo juros e multas e, em muitos casos, a perda de ativos.
O imóvel é uma garantia utilizada por instituições como bancos para realizar contratos de financiamento imobiliário. Esse é um dos motivos do preço mais barato do mercado: a possibilidade de vender, retomar o imóvel. As pessoas que não pagam podem ficar sem-abrigo. Portanto, ocorreu o chamado cancelamento, a rescisão desses contratos.
Como usar esta função?
O inadimplente com saldo no FGTS pode e deve utilizá-lo para regularizar a situação. Para fazer isso, é simples. Deve dirigir-se ao banco onde está a financiar e indicar que pretende utilizar o fundo de garantia para pagar até 80% do valor em dívida por prestação. Esse processo deve ser feito pessoalmente para que o mutuário assine a autorização de movimentação da conta vinculada.
Vale lembrar que existem algumas regras para usar esse recurso. Aplica-se apenas a imóveis com valor de até 1,5 milhão de reais. Para ter o direito de negociar, os trabalhadores:
Deve trabalhar no regime do FGTS por três anos, ininterruptos ou não. A Caixa lembra que não é necessário um contrato de trabalho válido;
não pode possuir outro imóvel na cidade onde trabalha ou mora;
Nenhum outro financiamento ativo está disponível no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
Então agora você já sabe como usar o FGTS para pagar parcelas atrasadas e pode compartilhar com outras pessoas para ajudar com a saúde financeira e utilizar esse recurso tão valioso para o trabalhador, aproveite!
Quer saber como conseguir sua casa própria? Descubra