CONHEÇA A HISTÓRIA DO COPO AMERICANO QUE NÃO É DOS EUA
Do café da padaria à cerveja no bar da esquina, da casa mais simples a um restaurante estiloso, seu versátil 190ml é o mais conhecido na taça. A popular “America’s Cup” nasceu em 1947 e completa 70 anos neste ano – mas engana-se quem pensa que o objeto teve origem nos Estados Unidos. Na verdade, é uma criação brasileira, com vendas chegando a 6 milhões de unidades em 2010.
Mas como um simples copo ficou tão famoso no Brasil a ponto de se tornar até a unidade de medida das receitas? Seu sucesso é difícil de medir, mas Nadir Figueiredo é o proprietário e detentor da patente. O próprio cofundador Nadir Figueiredo (1891-1983) concebeu o projeto e, graças aos incentivos à indústria do país na década de 1940, foi possível trazer aqui novas máquinas importadas dos Estados Unidos – e em nome do Local de nascimento da “America’s Cup”.
“O processo de sopro de vidro foi substituído como um dos primeiros produtos industrializados. Acredito que o sucesso se deu por esse fator, aliado à popularidade do apelo e ao formato em que diversos tipos de bebidas são servidos”, explica Paulo de Paula e Silva, Diretor de Estrada Comercial e Marketing. Na época, 1.000 unidades estavam sendo produzidas a cada 8 horas, o que já era uma grande melhoria. Hoje, com a máquina nacional, são produzidos 440 pares de óculos a cada minuto, e o produto continua sendo o mais vendido do portfólio.
História da Copa América
Segundo Paulo, sua popularidade não envolveu um grande investimento em publicidade: “Nasceu por conta própria, no boca a boca, na distribuição”. Há cerca de cinco anos, foi feito um investimento para modernizá-lo, então surgiram novas cores e tamanhos, 300 e 450 ml. Não é à toa que a criação de Nadir acabou exposta no MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova York. Em 2009, os curadores escolheram nossa America’s Cup para a exposição “Destino: Brasil”, com 75 objetos representando o estilo brasileiro.
Conheça a história do copo Americano que não é dos EUA e compartilhe essa curiosidade.
Veja também: O que acontece se você parar de beber água.