BEBÊ ENCAIXADO E O QUE FAZER
Durante os nove meses de gestação, o que mais acontece são momentos de emoções para os pais devido a grande expectativa pela chegada de um novo membro para a família. Porém, quando vem chegando mais próximo da trigésima semana de gestação, o que mais se ouve é que o bebê está encaixando, e aquela ansiedade que já era grande se torna ainda maior, quase que infinita, pois esse é um acontecimento que indica que muito mais que em breve o bebê estará chegando, e finalmente nos braços dos pais que tanto o esperava.
QUAIS SÃO AS POSIÇÕES DO BEBÊ PARA O SEU NASCIMENTO?
É muito provável que você já tenha ouvido alguém dizer que, para acontecer um parto normal, é necessário que o bebê esteja pronto para encaixar, e isso nada mais é que se virar de cabeça para baixo. Durante toda a gestação é possível estimular esse movimento através de alguns exercícios. Mas isso não quer dizer que esta é a única posição adequada para o nascimento.
O termo utilizado “bebê encaixado”, é referente a posição cefálica, e é a mais esperada para mulheres que desejam que o seu bebê venha ao mundo através do parto normal. E felizmente, essa posição é a mais comum, e corresponde a 96% dos bebês.
Além da posição cefálica, existem algumas outras posições que indicam que o bebê já se encontra pronto para nascer, entre elas a pélvica, onde o bebê se encontra “sentado”, porém traz algumas variações, sendo elas: completa, quando o pequeno se encontra com as pernas cruzadas, ou incompleta, que é quando o bebê fica com uma perna para cima e outra para baixo, ou até mesmo as duas para cima.
Embora essas últimas não sejam posições ideais para um parto normal, os médicos ainda assim afirmam que podem acontecer, porém todas as possibilidades devem ser avaliadas e isso depende de cada situação e de cada mulher, uma vez que esse tipo de procedimento tende a ser um pouco mais arriscado.
COMO SABER SE O BEBÊ ESTÁ ENCAIXADO?
Normalmente é esperado que por volta da 37ª semana de gestação o bebê já dê início a sua movimentação até que atinja a posição adequada para o parto normal. Como o útero é feito de músculos, ele contrai e empurra o bebê para baixo, e é por esse motivo que o bebê pode estar de ponta cabeça, porém não encaixar completamente.
Para saber se o bebê já se encontra encaixado, o exame de toque é uma das melhores maneiras de se constatar isso, uma vez que o ultrassom mostra apenas que a cabeça está baixa e por isso é difícil ter uma medida.
Além disso, existem também alguns sintomas quando o bebê está encaixado, sendo um deles a melhora na respiração da mãe, ou até mesmo quando sentir desconfortos de se locomover com frequência, e isso ocorre pois a bexiga fica um pouco mais comprimida por conta da pressão feita pela cabeça do bebê, diminuindo ainda mais a capacidade do armazenamento de urina.
ALGUNS EXERCÍCIOS E TÉCNICAS PARA O BEBÊ ENCAIXAR
- Spinning Babies
- Moxabustão
É uma técnica de acupuntura térmica e é realizada com a combustão de ervas.
Caso nenhuma das duas alternativas acima derem certo, ainda assim existe um plano B, é um procedimento relativamente simples e costuma ser feito no hospital. Nesse procedimento, o profissional responsável movimenta a barriga da mãe, tocando no bebê através das várias camadas de pele em principalmente em partes específicas, fazendo-o dar uma cambalhota.
Essa manobra possui uma taxa de sucesso, e segundo pesquisa feita na Malásia com 142 mulheres, é de 51,4%. De acordo com a obstetra Andrea Campos, da Casa Moara (SP), a manobra é indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e leva poucos minutos.
Gostou da matéria “Bebê encaixado e o que fazer”? Compartilhe com suas amigas e familiares para que possam passar por sua gestação de um jeito mais tranquilo e saudável para a mamãe e para o bebê.
Leia também:
Como melhorar os pés inchados durante a gravidez.
Os melhores Shampoos para os bebês.