MOTIVOS PARA VER OS MORCEGOS COM OUTROS OLHOS
Em geral, os morcegos não são animais que despertam simpatia. Provavelmente, a primeira razão é que eles estão sempre associados a vampiros, e a segunda é o potencial de propagação da raiva. Além desses dois fatores, há também o fato de as vacas se alimentarem de sangue, assim como sua aparência.
A primeira coisa a dizer é que existem apenas três espécies de espécies comedoras de sangue, ou seja, espécies que se alimentam de sangue. Então, das mais de 1.000 espécies que temos ao redor do mundo, apenas essas espécies têm esse hábito alimentar.
Outro problema é que nossa espécie não pertence ao cardápio de nenhum outro animal, exceto em casos extremos. Então, por exemplo, entre uma galinha e você, um morcego-vampiro definitivamente escolheria a primeira, enquanto entre uma galinha e uma espécie nativa, ele poderia escolher a primeira. Isso porque os morcegos preferem espécies encontradas em seu habitat.
No entanto, quando seu ambiente está enfraquecido ou destruído, outra opção é encontrar outro local que possa lhe fornecer abrigo e alimentação.
Quanto à raiva, sim, os morcegos são capazes de transmiti-la, assim como qualquer mamífero, inclusive os animais com quem convivemos, como cães e gatos, revelando a importância da vacinação. Além disso, na maioria dos casos, as células hemofagocíticas são as culpadas e, como você sabe, existem apenas três tipos de células hemofagocíticas.
Leia mais:
Pílula que promete aumentar longevidade dos cães, saiba mais
Como os mamutes desapareceram da face da Terra?
Os menores e mais venenosos animais do mundo, veja
Assim como os cães raivosos, os morcegos infectados com o vírus causador da doença apresentam sintomas característicos: podem ser vistos tanto durante o dia quanto no chão. Com isso em mente, se você vir alguém assim, fique longe e entre em contato com um Centro de Doenças Zoonóticas.
Quanto à aparência, não há muito o que dizer, embora valha a pena reconhecer que nossa tendência de julgar o valor de outras espécies com base no que pensamos delas é discutível.
Os morcegos são eficazes no controle das populações de uma ampla variedade de espécies, incluindo aquelas capazes de disseminar doenças ou causar perdas econômicas, como camundongos, mosquitos e pragas em geral.
Além disso, graças a eles, várias plantas podem polinizar e dispersar suas sementes com eficiência, além de ajudar a restaurar ambientes danificados. Só para se ter uma ideia, cerca de dois terços de todas as angiospermas tropicais são polinizadas por morcegos – alguns, apenas morcegos!
Portanto, fica claro que os morcegos são animais muito importantes para a manutenção da vida de diversos ambientes e espécies inclusive nós.
Realmente inofensivo, muitas pessoas foram mortas por preconceito e falta de compreensão de sua importância. A esse respeito, é sabido que em alguns países muitas famílias constroem abrigos e fornecem bebedouros para esses animais como forma de protegê-los e usufruir de seus benefícios.
curiosidade:
→ Como comumente se acredita, os morcegos vampiros não bebem sangue! Ele faz uma incisão com os dentes da frente, geralmente no pé ou na orelha do animal, e lambe o local até ficar cheio (equivale a cerca de uma ou duas colheres de sangue).
→ A saliva dos morcegos hematófagos contém substâncias anticoagulantes e anestésicas. Eles evitam que o animal que está sendo sugado sinta o que está acontecendo, pelo menos não tão rapidamente; eles impedem que o sangue da vítima coagule enquanto eles estão lá.
→ Cientistas estudaram substâncias anticoagulantes presentes na saliva de morcegos hematófagos para desenvolver uma droga para tratar problemas nos vasos sanguíneos.
Você conheceu alguns motivos para ver os morcegos com outros olhos, então acredite que esse animalzinho pode ter seus defeitos mais nos ajuda muito no eco sistema como um todo, como provamos pra você logo acima. Aproveite a leitura e fique de olho os posts mais atualizados do Brasil e do mundo!