SAIBA TUDO SOBRE AS LEIS DE MURPHY
A visão expressa pela famosa “Lei de Murphy” de que “qualquer coisa que pode dar errado dará errado” provavelmente existe em qualquer lugar que possa dar errado. Por exemplo, em 1786, o poeta escocês Robert Burns escreveu: “Mesmo a melhor ratoeira pode não funcionar” De qualquer forma, a “Lei de Murphy” é relativamente nova: foi publicada em 2019. O ano marcou o 70º aniversário.
Em 1949, a Força Aérea dos EUA realizou uma série de testes que tiveram como efeito desacelerar rapidamente as aeronaves para entender melhor a capacidade do corpo do piloto de resistir a uma colisão. Parte desses testes, conhecidos como Projeto MX981, envolvia amarrar voluntários a um tipo de trenó movido por um pequeno foguete, fazendo-o acelerar e depois frear, levando o dispositivo a uma parada abrupta.
Os voluntários carregam equipamentos especiais com 16 sensores que medem a aceleração de diferentes partes do corpo. O dispositivo foi invenção do coronel da Força Aérea Edward A. Murphy, mas os 16 sensores individuais foram instalados por outras pessoas da equipe.
No último dia de testes, um voluntário chamado John Paul Stapp foi amarrado a um trenó e acendeu o foguete. O teste transcorreu como esperado: o carro acelerou em alta velocidade e depois freou bruscamente, aplicando tanta força no corpo de Stapp que, segundo testemunhas, seus olhos estavam vermelhos e seu nariz sangrando quando ele desceu do trenó. .
Documentos da Força Aérea relatam que o corpo de Stapp deve ter experimentado uma força equivalente a 40 vezes a força da gravidade, mas ninguém sabe ao certo porque 16 sensores não funcionaram – todos deram zero no final do teste.
Quando Murphy inspecionou o equipamento para ver o que estava errado, descobriu que o técnico que instalou os sensores havia virado todos os sensores de cabeça para baixo. Em outras palavras, devido a um simples erro humano, Stapp arriscou sua vida por nada. Existem vários relatos sobre o que o capitão disse a seguir, mas muitos dizem que, em uma repreensão ao técnico, ele disse: “Se houver alguma maneira de estar errado, você descobrirá”.
Leia mais:
Você já teve um Déjà-vu? Saiba tudo sobre esse assunto
Como foram inventadas as lentes de contato? Saiba aqui
Motivos para ver os morcegos com outros olhos
Na verdade, o que quer que ele tenha dito, na coletiva de imprensa de Stapp alguns dias depois, ele citou o capitão dizendo: “Se houver duas ou mais maneiras de fazer algo e uma delas acabar sendo um desastre”. faça “do jeito errado.” Em poucos meses, a expressão tornou-se conhecida na indústria aeroespacial dos Estados Unidos como “Lei de Murphy”.
Se a primeira versão da Lei de Murphy não tivesse se tornado um dos princípios da engenharia aeroespacial, ela poderia nunca ter sido conhecida por ninguém além dos participantes do projeto MX981. Os sensores do dispositivo de Murphy falharam não apenas porque ele os instalou ao contrário, mas também porque podem ter sido instalados na direção errada. Ou seja: se forem projetados de forma que apenas o lado direito consiga completar o sistema, nunca falharão na primeira vez.
Alguns dias depois, o próprio Murphy redesenhou os sensores para que coubessem apenas em um dos lados do aparelho acoplado aos voluntários, mas o problema persistiu. A Lei de Murphy é a razão pela qual os plugues de cano duplo de hoje (como os instalados em modelos de micro-ondas, fogão e geladeira) têm um pino ligeiramente maior que o outro para que se conectem da maneira correta.
A Lei de Murphy tornou-se um princípio popular na indústria aeroespacial e, a partir daí, se espalhou para o resto do mundo. Mas à medida que se espalhou, tornou-se mais popular e mais pessimista, chegando ao estágio que conhecemos hoje: “Se alguma coisa pode dar errado, vai dar errado“.
Gostou da matéria “Saiba tudo sobre as Leis de Murphy”? Compartilhe essa curiosidade científica com seus contatos e fique de olho nos artigos que estão relacionados nesta página, postamos diariamente novidades e curiosidades do Brasil e do mundo.