14 Maneiras de Conquistar Rendimentos Online
Às vezes, para conquistar nossos objetivos, temos que fazer um esforço extra. O salário do emprego formal nem sempre consegue cobrir todas as despesas e, ainda por cima, não deixa espaço para poupar! E se você está se perguntando: como faço para ganhar dinheiro? Temos algumas respostas para essa pergunta e você nem precisará sair de casa.
Tem muita gente conseguindo colocar os planos em prática trabalhando nas horas livres, de casa mesmo. Aliás, cabe dizer que muitas pessoas deixam o emprego de carteira assinada para começar a empreender em casa, melhorando a qualidade de vida.
Quer saber como você pode trabalhar de casa e conquistar sua independência financeira? Confira as 14 dicas para ganhar dinheiro que separamos para servir de inspiração!
1. Fazer trabalho freelancer
Você tem experiência com o quê? Aproveite seus conhecimentos — as coisas que você aprendeu ao longo da vida ou na sala de aula — para conseguir uns trabalhos extras! A dica é que, na internet, há muitas formas de fazer isso.
Quer um exemplo? Cada vez mais empresas têm apostado no marketing de conteúdo, gerando uma demanda significativa por materiais interessantes para seus clientes. O objetivo é se aproximar do público, criando uma relação de confiança e, ao mesmo tempo, transmitindo autoridade sobre seu mercado de atuação.
Se você entende bastante sobre determinado assunto, saiba que é possível falar a respeito e ainda ganhar por isso. Não é apenas escrever que conta: há uma procura considerável de profissionais para diversas atividades, como:
- Revisão de textos;
- Diagramação de conteúdos;
- Criação de artes gráficas;
- Tradução de conteúdo de (e para) línguas estrangeiras;
- Elaboração de apresentações de slides (tipo PowerPoint ou Prezi).
Por onde começar a procurar? Não é difícil achar opções pela web. Existem plataformas especializadas que contam com o trabalho de freelancers para produzir textos e outros materiais para alimentar blogs institucionais.
Além disso, alguns sites são especializados em fazer a ponte entre os freelancers e as empresas interessadas no serviço. Quer alguns exemplos? Confira a Rock Content, o Workana, o Freelancer, o 99 freelas e o GetNinjas.
No mais, vale frequentar o LinkedIn e ficar de olho em conexões e propostas que podem surgir na rede. Muitas agências, empresas e até profissionais nichados procuram alguém pra desenvolver algum trabalho freelancer. O networking, inclusive, abre muitas portas pra conseguir mais clientes!
2. Prestar consultoria na sua área
Uma boa dica é ensinar a outras pessoas aquilo que você aprendeu ao longo da vida. Você tem formação superior em uma área específica ou já acumulou bastante experiência em determinado setor? Que tal ajudar outros profissionais e empresas a melhorarem continuamente e obterem lucros mais altos?
Ofereça serviços de consultoria online! Você pode preparar um material de apresentação, fazer uma fanpage no Facebook e um canal de vídeos no YouTube. Assim, vai demonstrando seus conhecimentos e ganhando clientes!
O melhor é que, à medida que você consegue espaço e ganha destaque, seu valor agregado aumenta — consequentemente, eleva o retorno financeiro do seu trabalho. Assim, você vai trabalhar no conforto de casa e ainda ganhar uma grana extra.
3. Oferecer cursos e videoaulas
Já que estamos falando de repassar conhecimento, há quem precise daquela ajudinha com Excel, Corel Draw, Photoshop ou até de aulas personalizadas das matérias mais difíceis do colégio/faculdade. E você pode ser a solução para esses problemas! O lado bom é que isso independe da sua formação. Ao escolher esse caminho, é possível auxiliar quem precisa e ainda ter uma renda extra.
Mas fique de olho: já existe muito material gratuito sobre tudo quanto é assunto por aí. Uma forma de se diferenciar é oferecer aulas virtuais, em videoconferência com o aluno, ensinando de forma personalizada e focando no que ele tem mais dificuldade. Pense bem: se fosse você precisando de ajuda, esse não seria um ótimo recurso?
Essa atuação individualizada dá um pouco mais de trabalho e toma tempo, mas gera uma renda melhor. Tem muita gente disposta a pagar por serviços de boa qualidade! Isso pode dar um bom gás no seu planejamento financeiro.
4. Vender produtos em um marketplace
Os marketplaces vêm ganhando bastante espaço: são aquelas lojas que pessoas e empresas usam para vender seus produtos na internet. Submarino e Dafiti são exemplos de marketplace. Você pode usufruir de toda a reputação dessas empresas e vender de forma simples e fácil, da sua casa mesmo.
A vantagem dessa alternativa é que ela oferece toda uma infraestrutura pronta, aceitando recebimentos com cartão, boleto e transferência bancária, sem você ter que comprar maquininhas nem nada do tipo.
Além disso, você pega carona nas campanhas de divulgação sem pagar nada e, como dito, aproveita que o marketplace já tem um nome no mercado.
Por outro lado, você precisa repassar um percentual das vendas para remunerar o site. Isso significa que seus produtos podem sair mais caros ou que sua margem de lucro vai diminuir. Vale investir em boas estratégias de preços para vender bem e conseguir um retorno satisfatório.
Além das lojas como as que citamos, há o Mercado Livre — plataforma onde você pode vender vários tipos de produtos — e o Elo7 — que permite que artesãos comercializem itens exclusivos. Outras boas ferramentas são o Enjoei — que funciona como um brechó online — e a famosa Olx.
As opções são muitas, não é mesmo? Basta encontrar aquela que case melhor com o que você pretende oferecer. Ainda dá para marcar presença em mais de uma e aumentar as chances de sucesso!
5. Montar sua própria loja virtual
Existem diversas ferramentas que facilitam esse processo, como o Wix e o WordPress. No geral, você vai precisar:
- Registrar um domínio — endereço na web, como www.seudominio.com.br;
- Pagar um serviço de hospedagem para manter o site 24 horas por dia no ar;
- Criar o layout ou contratar um webdesigner profissional que o faça.
A partir daí, o caminho é cadastrar os produtos para vender aos interessados, independentemente de onde estiverem!
Quanto mais variedade de condições de pagamento você oferecer (crédito e débito, inclusive), mais profissional pode ser seu site — especialmente se a ideia for promissora! É interessante, também, incluir mais de uma opção de frete.
Não se preocupe em ter um site gigante, como se fosse uma loja profissional. O importante mesmo é começar! Depois do pontapé inicial, tudo fica mais fácil. Dê o primeiro passo e siga firme, que, aos poucos, você vai obtendo um retorno.
6. Usar suas redes sociais para divulgar produtos e serviços
Se você não quer ter um site próprio nem pretende vender seus produtos em um marketplace, fugindo do comissionamento, uma dica interessante é aproveitar o poder das redes sociais!
Muita gente utiliza o Facebook e o Instagram para divulgar artesanatos, mercadorias de catálogo, itens feitos à mão e até serviços como manicure e decoração de festas. Aproveite sua rede de contatos e peça divulgação.
Quanto mais gente compartilhar os posts, maior será o alcance do seu trabalho. Isso sai bem mais em conta que o marketing tradicional (panfletos, folders e etc.). Unindo essa força a produtos ou serviços de boa qualidade, você consegue uma boa grana!
7. Responder pesquisas online
Você sabia que dá pra ganhar dinheiro em casa respondendo pesquisas sobre temas variados na internet? Pois é! Existem empresas que oferecem recompensas para que as pessoas participem e respondam questionários online.
Normalmente, o cadastro para participar é feito de forma gratuita e você vai obtendo créditos conforme completa a pesquisa em que entrou. Assim, nas horas que sobram no dia a dia, é possível fazer uma boa grana extra para ajudar a conquistar seus objetivos de uma forma simples e fácil. Maravilha, não é mesmo?
8. Vender com o método diy
Você sabe o que é DIY? Apesar da sigla ser estranha, esse é o ato de fazer trabalhos artesanais ou manuais. O termo é uma abreviação e vem do inglês “Do It Yourself”, que significa “faça você mesmo”’. Assim, é possível ganhar um dinheiro a mais produzindo itens e realizando vendas.
Tem algumas dicas que podem ajudar nessa jornada empreendedora. Vale a pena você planejar o que vai produzir, diversificar suas ofertas e fazer uma pesquisa de mercado para ver quais são os produtos mais procurados pelas pessoas.
Assim, você acerta na sua produção, resolve os problemas de um público e começa a lucrar com isso. Consequentemente, você aumenta sua renda trabalhando de casa e de forma prática.
9. Criar um blog ou infoproduto
A criação de blogs ou de produtos digitais é uma excelente alternativa para ganhar autoridade no mercado e utilizar essa credibilidade para fazer vendas próprias ou de produtos de parceiros.
Imagine, por exemplo, que você tem um blog sobre música. Ao desenvolver esse canal de comunicação, gerar valor para a audiência e produzir conteúdo com regularidade, você conquista autoridade nesse segmento.
Por meio desse relacionamento com o público, é possível fazer parcerias com empresas de dispositivos e acessórios, aplicativos de música e diretamente com os artistas em busca de divulgação, por exemplo.
Já os infoprodutos representam uma grande oportunidade por conta de suas características. Eles são itens de fácil distribuição, baixo custo e garantem uma grande possibilidade de escalar seus projetos e vender para todo Brasil.
10. Participar de um programa de afiliados
O mercado de afiliados é uma excelente maneira de produzir uma renda extra. Por meio das plataformas digitais, os anunciantes — ou seja, os donos dos produtos disponíveis para a venda — disponibilizam vagas para o cadastro de afiliados, que podem revender o produto e ganhar uma comissão sobre as vendas.
É o anunciante que dita quais as regras desse relacionamento. Ele define o produto, o público, o preço e a taxa de comissão. As plataformas cobram uma taxa para hospedar tal parceria e finalizar as vendas.
Para quem já conta com algum conhecimento de tráfego e tem disposição para investir um pouco, é possível utilizar a mídia paga para alavancar alguns produtos e faturar um percentual das vendas. Normalmente, quanto melhor for o seu desempenho, maior é o percentual cedido pelo anunciante.
11. Narrar livros
Para quem gosta de ler livros, essa pode ser uma ótima forma de conseguir complementar a sua renda de forma online. Claro, é necessário ter uma boa dicção, mas nada do que um treino em voz alta não possa garantir.
O mercado de audiobooks é um setor bastante promissor, já que muita gente prefere ouvir do que exatamente ler. Especialmente, porque há elementos que tornam esse momento bem mais rico, como a entonação do narrador, que passa as emoções para o ouvinte. Além disso, a pessoa pode realizar outras atividades enquanto está acompanhando o livro.
Algumas plataformas que oferecem essa opção de trabalho são a UBX, ela funciona como uma ponte entre os produtores e narradores para que fechem parcerias.
12. Editar fotos e vídeos
A edição de vídeos e fotos é um trabalho com bastante demanda, já que é possível oferecer esse serviço para diferentes setores, desde empresas pequenas até grandes, inclusive, empreendedores ou influencers costumam requisitar esse serviço. Além de o contato ser feito completamente pela internet.
Claro que, para trabalhar nesse meio, é preciso ter conhecimento de alguns softwares, como o Photoshop, Premiere, Sony Vegas, Final Cut, entre outros. Você não precisa saber operar todos — os profissionais de edição de imagens tendem a ter um favorito, mas é importante entender como eles funcionam.
13. Testar sites
Para desenvolver um site ou app e ter a certeza de que o projeto funciona, é necessário realizar testes. Essa etapa é importante para descobrir se há defeitos, como está a acessibilidade, entre outros elementos.
Há plataformas que oferecem uma quantia para pessoas testarem sites e aplicativos. São, geralmente, vinculadas às empresas desenvolvedoras, que procuram por pessoas que tenham o perfil dos consumidores para fazer os testes. No entanto, é bom saber que não é tão simples conseguir que a empresa selecione você. Geralmente, é preciso aguardar em uma fila de espera.
Leia também:
Aplicativos para aprender a jogar Poker
14. Revender produtos de grandes marcas
Chegamos a última das 14 maneiras de ganhar dinheiro pela internet. Outras formas de conseguir dinheiro online é por meio de parceria com marcas grandes.
Você se torna um revendedor da empresa e recebe os itens para vendê-los por meio de suas redes sociais, sites etc. Geralmente, recebe-se uma porcentagem por cada venda, dependendo da empresa.
Você também pode comprar itens de fora do país e revendê-los, adicionando juros. O ideal é escolher produtos que não sejam tão comuns assim nas lojas brasileiras. Essa questão de exclusividade pode ser uma ótima forma de atrair as pessoas.
Quais são os cuidados?
Apesar de uma das grandes vantagens de ganhar dinheiro online ser o fato de que há muitas possibilidades, ainda é preciso tomar cuidado para não ser enganado ou acabar aceitando um serviço que não pagará o correspondente. Por isso, neste tópico, resolvemos separar três dicas essenciais.
Atente para ofertas boas demais
A internet pode ser um local bastante sedutor, quando o assunto é dinheiro. Ofertas de trabalho que parecem extremamente fáceis, que nem exigem que você tenha algum conhecimento, podem ser muito tentadoras, mas é preciso ter cuidado.
Existem muitas formas de enganar, inclusive, forçar a entrar em um esquema de pirâmide. Algumas outras formas é oferecer um curso, no qual você paga um valor e aí poderá ganhar dinheiro.
Tenha cuidado com esse tipo de oferta, procure conhecer os antecedentes e faça pesquisas para saber o que as pessoas estão falando.
Não entre em qualquer link
Existem muitas formas de roubar os dados das pessoas na internet. O envio de links maliciosos é uma das maneiras. Não pense que isso só acontece em caso de e-mails de cobrança ou de instituições bancárias. Muitas vezes, a pessoa está desesperada para conseguir complementar a sua renda e os golpistas utilizam isso para atrair a pessoa.
Por isso, o conselho é: caso receba alguma mensagem com link sobre dinheiro online, não clique. Há grandes chances de ser um golpe.
Não transfira dinheiro sem ter certeza
Por fim, uma das estratégias de golpistas e empresas maliciosas é entrar em contato oferecendo uma oportunidade, mas pedir dinheiro em troca. Uma espécie de pagamento adiantado para que a pessoa tenha acesso à oportunidade. Não aceite esse tipo de proposta, provavelmente, não receberá nenhuma resposta e ainda perderá dinheiro.
Cuidados com a saúde no trabalho em casa?
Pra quem resolve investir em uma forma de como ganhar dinheiro em casa, cuidar da saúde é ainda mais importante. Isso porque, diferente de um trabalho com carteira registrada, em que nos casos de ausência por motivo de saúde você pode apresentar um atestado pra justificar sua falta, no exercício autônomo não existe essa opção.
Um dia de trabalho perdido por qualquer indisposição resulta em um dia pelo qual você não vai receber, independentemente da atividade que você execute. Por isso, aqui, cabe aquele famoso ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar.
Cuidar da saúde preventivamente é uma excelente forma de garantir que você não vai ficar parado por causa de possíveis doenças. E, se você pensa que essa medida é cara ou envolve muito esforço, vamos te provar que ser saudável é bem mais simples do que você imagina.
Adotar hábitos melhores, como beber mais água e se alimentar bem, é o primeiro passo pra uma rotina com mais saúde. Além disso, vale a pena cuidar de outros aspectos também, como a ergonomia e as horas de descanso.
Preste atenção se a postura em que você fica durante a atividade é a mais adequada e faça pequenas pausas após longos períodos na mesma posição. E nada de ficar trabalhando até tarde, combinado? Dormir bem é fundamental para aumentar sua produtividade no dia seguinte, garantindo que você alcance mais resultados.