Você conhece a história da cerveja? Como posso saber mais sobre a história de uma das bebidas mais populares do mundo?
Durante o mês da Oktoberfest, que tal conhecer a história da estrela da festa que atrai milhares de turistas a Blumenau todos os anos? Estamos falando de cerveja! ! !
Cerca de 10.000 anos atrás, os humanos se depararam com o processo de fermentação. Assim, em pequena escala, surgiram as primeiras bebidas alcoólicas. Mais tarde, a cerveja foi originalmente produzida por padeiros devido à natureza dos ingredientes que utilizavam: fermento e grãos. A cevada é embebida até germinar, depois moída grosseiramente e moldada em bolos adicionados de fermento. Depois que o bolo estiver parcialmente assado e desintegrado, ele é colocado em uma jarra com água para crescer.
Veja também essa curiosidade: Onde está o túmulo do verdadeiro Papai Noel?
Há evidências de que a prática da fabricação de cerveja começou na Mesopotâmia, onde a cevada era cultivada em estado selvagem. Os primeiros registros de fabricação de cerveja datam de cerca de 6.000 anos, remontando aos mesopotâmios, os sumérios. A primeira cerveja produzida pode ter sido um acidente. Documentos históricos mostram que em 2100 aC, os sumérios desfrutavam de bebidas fermentadas derivadas de grãos. Na Suméria, cerca de 40% da produção de grãos foi para cervejarias chamadas “cervejarias” administradas por mulheres. Os egípcios aprenderam rapidamente a arte de fazer cerveja e levaram a tradição para o próximo milênio, adicionando o líquido à sua dieta diária. A cerveja produzida naquela época era muito diferente da cerveja de hoje. É escuro e grosso, a água é trocada com frequência e está poluída por vários tipos, o que traz várias doenças às pessoas. Mas a cevada fermentada base para o produto é a mesma.
A expansão definitiva da cerveja ocorreu no Império Romano, que a levou a todos os cantos que ainda não era conhecido. Julius Caesar é creditado com a introdução da cerveja na Inglaterra porque quando ele chegou na Britannia as pessoas bebiam apenas leite e licor de mel. Através dos romanos, a cerveja também chegou à Gália (atual França). É aqui que esta bebida definitivamente tem um nome latino. Os gauleses chamavam essa bebida fermentada de cevada “cerevisia” ou “cervisia” em homenagem a Ceres, a deusa da agricultura e da fertilidade.
Na Idade Média, os mosteiros assumiram a fabricação de cerveja, antes de ser uma atividade familiar, como assar pão ou fiar linho. Aos poucos, com o crescimento das aglomerações populacionais e a emancipação dos servos, entre os séculos VII e IX, a cerveja artesanal começou a aparecer, principalmente para senhores, mosteiros e mosteiros. O monopólio da fabricação de cerveja continuou até por volta do século XI, e o mosteiro desempenhou um importante papel social e cultural no acolhimento de peregrinos de outras regiões. É por isso que todo mosteiro tem hotéis e cervejarias. Os monges foram os únicos que copiaram os manuscritos da época e conseguiram preservar e aprimorar a técnica de fabricação da cerveja.
Com o aumento do consumo da bebida, artesãos da cidade também passaram a produzir cerveja, o que chamou a atenção para os hábitos de consumo de cerveja do poder público. Uma taverna ou cervejaria é onde assuntos importantes são discutidos e muitos negócios são feitos entre um gole de cerveja e outro. A partir do século XII, pequenas fábricas começaram a aparecer nas cidades europeias e, à medida que a tecnologia se tornava mais sofisticada, os cervejeiros já sabiam que a água desempenhava um papel decisivo na qualidade da cerveja. Portanto, a escolha da localização da planta é baseada na proximidade de fontes de água muito boas.
Com invenções posteriores de instrumentos científicos (termômetros e outros) e aprimoramentos em novas técnicas de produção, o que as pessoas bebem hoje é um conjunto de todas as descobertas que possibilitaram o aprimoramento de uma das bebidas mais populares do mundo – exceto Big Star of the City Festa. Venha curtir com a gente no Plaza Blumenau. Agora que conhece a história da cerveja, é só compartilhar com seus amigos.
Veja também: A história do copo americano.