É intrigante saber quais animais gigantes que já pisaram na Terra. Este planeta já foi uma terra de gigantes. Milhões de anos atrás, alguns organismos cresceram em proporções absurdas para sobreviver e se adaptar ao ambiente. O tamanho também pode ser muito útil para a alimentação. Alcance as folhas mais altas da árvore e tente pegar mais peixes e até mesmo muita carne. E para defesa, por ser maior, uma espécie tem poucos problemas com possíveis predadores quando se torna adulta.
Graças a uma série de extinções em massa, felizmente (ou infelizmente), não temos mais a sorte de ver muitos desses animais incríveis. Que tal conhecer algumas das maiores criaturas que já viveram na Terra?
Os cinco maiores animais da terra:
- Paraceratherium
A girafa rinoceronte ou Paraceratherium é o maior mamífero terrestre de todos os tempos. Esses animais em proporções bíblicas são parentes próximos dos rinocerontes de hoje, mas não têm chifres. Seu tamanho exato ainda é desconhecido devido à falta de um registro fóssil completo, mas acredita-se que tenha atingido mais de 5 metros de altura, 8 metros de comprimento e pesava 20 toneladas. Seu tamanho impressionante já foi capaz de alcançar as copas das árvores onde se alimentava, como as girafas de hoje e alguns arbustos. Ele viveu entre 340 e 23 milhões de anos atrás, durante a época do Oligoceno, no que hoje é a Europa Oriental e a Ásia.
Veja também: As mordidas mais fortes do mundo.
2. QUETZALCOATLUS – UM DOS MAIORES ANIMAIS VOADORES
Este pterossauro entrou para a história como o maior animal voador de todos os tempos. Perto do tamanho de um avião militar, com uma envergadura de 10 metros e meio e um peso de mais de 200 quilos, é difícil acreditar que esse gigante possa voar. Dominou os céus da América do Norte durante o período Cretáceo, de 70 a 65 milhões de anos atrás.
Seu nome é uma homenagem ao deus asteca Quetzalcoatl, uma serpente alada, deus do vento, do ar e do aprendizado. Alimenta-se de caranguejos, moluscos, peixes, carcaças e pequenos animais. Apesar de viver ao mesmo tempo e ser um parente próximo, não é considerado um dinossauro. Sim, répteis voadores.
3. Titanova
Titã Python. | Foto: Smithsonian Channel/Mark von Holden.
A floresta amazônica já foi um lar de feras gigantes. Estes incluem o Titan python, a maior cobra já construída. A criatura gigante é do tamanho de um ônibus, medindo 14 metros de comprimento e pesando 1,5 tonelada. Devido às altas temperaturas do Paleoceno, alguns répteis atingiram tamanhos astronômicos entre 600 e 58 milhões de anos atrás, e essa cobra não é exceção.
Apesar de seu enorme tamanho, pesquisas recentes sugerem que provavelmente se alimentava de peixes maiores, em vez de jacarés e tartarugas gigantes, como se pensava.
4. Espinossauro
Spino nada debaixo d’água. | Ilustração: Jaemin Kim.
As estrelas dos filmes de Jurassic Park III não foram escolhidas ao acaso. Spinosaurus é o maior dinossauro carnívoro de todos os tempos. Tinha 15 metros de comprimento do nariz à cauda, e alguns paleontólogos afirmam que poderia pesar até 20 toneladas.
De longe, a característica mais marcante desse animal são suas longas vértebras, que podem atingir até 2 metros de altura. Muitas vezes chamadas de “velas”, mas não tenho certeza para que são usadas. Muitos afirmam regular a temperatura do corpo, atrair o sexo oposto e até assustar outros animais para parecerem maiores.
Ele viveu nos pântanos e manguezais do norte da África durante o período cretáceo, de 1,06 a 93,5 milhões de anos atrás. Passa a maior parte do tempo debaixo d’água e, como um crocodilo, se alimenta principalmente de peixes, mas acredita-se que coma as carcaças de outros animais.
5. Dragão Argentino
Um dos animais gigantes que já pisaram na Terra é o que sobrou com o Esqueleto de argentinossauro, no Museu Senckenberg de História Natural. | Foto: Eva Crocher.
Tem 35 metros de comprimento e pesa 75 toneladas, se não mais. Isso é o que o torna tão grande que ele é sem dúvida o maior peso pesado do planeta. Esta fera gigante tem mais de 20 metros de altura e uma altura de três andares. Põe ovos do tamanho de bolas de futebol.
Como o nome sugere, viveu na região da Patagônia Argentina do período Cretáceo de 97 a 94 milhões de anos atrás. Acredita-se que o herbívoro tenha sangue frio e, se fosse de sangue quente, comeria mais de 6 toneladas de folhas por dia. Impossível para uma cabeça tão pequena.
Embora o Argentinosaurus fosse uma criatura enorme, seus dias como o maior dinossauro já vivido podem estar contados. Como o Patagon Titan da mesma família poderia ser um concorrente formidável com um comprimento de 37 metros. No entanto, esses estudos carecem de mais evidências. Vale lembrar que a biologia não é e nunca foi uma ciência exata. Ela está sempre se atualizando e descobrindo coisas novas, é isso que a torna tão linda. Mas uma coisa é certa, a Patagônia pré-histórica era o lar dos animais gigantes que já pisaram na Terra.