AUXÍLIO GASOLINA – SAIBA COMO RECEBER
A assistência de gás, também conhecida como assistência de combustível, é outro benefício que milhares de pessoas esperam.
Para isso, coletamos diversas informações sobre o auxílio gasolina 2022, a relação entre o combustível e o auxílio governamental, como se inscrever e muito mais. Então passa nesse ponto de informação e vem com a gente.
Auxílio Gasolina – Saiba como receber: O que é um subsídio à gasolina?
Os preços dos combustíveis subiram recentemente (especialmente antes dos cortes do ICMS), impulsionados pelo aumento da demanda pós-pandemia e durante a guerra na Ucrânia.
Assim, o Congresso Nacional se moveu para criar mecanismos para ajudar os trabalhadores mais afetados pelo aumento do preço da gasolina.
Em março deste ano, foi aprovado pelo Senado o PL 1472/21 (PL) que trata do auxílio ao petróleo. No entanto, o texto ficou parado na Câmara por muito tempo, o que levou a um esfriamento das notícias da mídia sobre o assunto. Então, se você se interessa pelo tema, precisa ficar por dentro de qualquer novidade.
Mas, afinal, o que é o auxílio gasolina? Para resumir do que se trata o PL, trata-se de um auxílio financeiro de até 300 reais para ajudar os trabalhadores do setor de transportes a arcar com o custo dos insumos. Para receber os benefícios, a pessoa deve estar cadastrada no Auxílio Brasil.
Auxílio Gasolina – Saiba como receber: Como funciona?
O funcionamento do auxílio ainda é incerto, pois todo o texto não foi aprovado, mas o sistema de cadastramento e quem pode se beneficiar serão discutidos no próximo projeto.
Auxílio Gasolina – Saiba como receber: Quem tem o direito?
Têm direito a esta assistência os condutores de transportes individuais, que, para além dos condutores de aplicações, incluem taxistas e motoristas, condutores de barcos ou pilotos com motores até 16 cv. Esses profissionais receberão auxílio de R$ 300 por mês.
Além disso, há opções para ciclomotores e motociclistas de até 125 cc. Nesse caso, o subsídio de gasolina será limitado a R$ 100 por motorista.
No entanto, há um detalhe. A assistência de gás não está disponível para todos os profissionais que trabalham como motoristas. Você também precisa atender aos padrões de renda mínima, com renda familiar não superior a três salários mínimos.
Auxílio Gasolina – Saiba como receber: Como obter benefícios?
O Ministério do Trabalho e Proteção Social (MTP), órgão do governo federal, iniciou o cadastramento do auxílio gasolina, benefício que será pago aos motoristas que se enquadrarem no programa.
O cadastramento para o auxílio gasolina é feito pelo próprio governo federal para aumentar o controle e evitar fraudes ou duplicidade de cadastramento. O MTP está pedindo aos conselhos de todo o país que forneçam dados sobre motoristas de táxi registrados.
Neste caso, a autarquia deverá fornecer a informação online por e-mail e carta nos correios entre os dias 25 e 31 de julho.
A Dataprev fará a gestão dos dados desses profissionais. Vale ressaltar que quando o assunto é assistência social, o órgão é especialista, tendo organizado o próprio auxílio emergencial durante a pandemia.
Valor e data de pagamento
O governo federal ainda não anunciou um pacote de ajuda à gasolina. No entanto, foi anunciado que as transferências devem ocorrer entre agosto de 2022 e setembro de 2022. A expectativa é de que seis pagamentos sejam feitos até o final do ano. Portanto, existe a possibilidade de depósitos repetidos pela primeira vez.
Dicas de economia de combustível
Como o assunto é combustível, os motoristas estão cada vez mais preocupados com o alto consumo, que o novo auxílio também não cobre. Portanto, é importante reduzir os gastos nessa área.
Diferentes estratégias em relação aos hábitos e cuidados com o carro podem ser uma grande ajuda no seu bolso para mantê-lo o mais longe possível do posto de gasolina. Nesta lista, reunimos cinco dicas de como economizar combustível ao dirigir. Verificar:
Não abuse do acelerador
A forma como o motorista dirige um veículo é um dos pilares quando falamos em maior (ou menor) consumo de combustível de um veículo. Portanto, tente acelerar devagar e não abuse do acelerador.
Usar o pedal do freio mais do que o necessário também resulta em perda de energia e aumento do consumo. Você sempre pode tentar ficar à frente do tráfego e reduzir gradualmente a velocidade quando o semáforo à frente se apaga ou a estrada quebra.
Prevendo Mudanças de Marcha
Espera-se que a mudança de marcha reduza significativamente o consumo de gasolina, etanol ou diesel. Tente sempre não “esticar” a rotação do motor desnecessariamente até a faixa vermelha do tacômetro.
Dado o tipo de motor e o terreno em que o carro está sendo conduzido, a faixa de marcha ideal com economia de combustível varia entre 1.800 rpm e 2.500 rpm (rotações por minuto).
Observe que alguns modelos com transmissão manual possuem um indicador de mudança de marcha no painel de instrumentos que indica quando a troca de marcha ideal é – “up” e downshift.
Fique longe dos condicionadores de ar da cidade
O ar-condicionado pode ser um dos maiores vilões “invisíveis” no consumo de combustível. Manter uma temperatura confortável, ou seja, cabine climatizada, exige mais esforço do motor (devido ao compressor do ar-condicionado).
Portanto, isso leva ao aumento do consumo. Por isso, o conselho é andar sempre com as janelas abertas em ambiente urbano. Curiosamente, a ideia deveria ser o oposto.
Devido à maior velocidade, a resistência do ar provocada pela abertura dos vidros é mais prejudicial ao consumo do que o uso do ar condicionado. Por isso, ao ultrapassar os 80 km/h, mantenha os vidros fechados e, se sentir necessidade, ligue o ar-condicionado.
Fique em dia com a manutenção
Além de ser uma ótima forma de manter seu veículo em perfeitas condições com segurança, manter a manutenção em dia também pode impactar no rendimento do motorista em termos de economia de combustível.
Realizar trocas de óleo, filtros e outros fluidos em seu veículo é importante para manter o motor e os sistemas auxiliares funcionando corretamente. Há outra observação muito importante: a calibragem regular da direção, que se não for verificada, pode afetar negativamente o consumo de combustível.
Para saber mais sobre como economizar combustível, acesse nosso artigo
Tipo de combustível
Os veículos podem rodar com vários tipos de combustíveis fósseis, a seguir estão alguns tipos de gasolina e etanol. Fique atento, pois a escolha certa pode impactar muito no seu gasto mensal com combustível.
Gasolina Comum
A gasolina é o principal combustível para carros de passeio no Brasil. É derivado do petróleo e requer 27% de etanol absoluto em sua composição. Tem uma classificação mínima de octanas de 87 IAD (Índice Antiknock) e um teor máximo de enxofre de 50 ppm (partes por milhão).
Além de liberar na atmosfera gases nocivos ao meio ambiente, a queima da gasolina também pode deixar resíduos nas válvulas de admissão do motor, o que pode exigir o uso regular de gasolina aditivada (veja abaixo).
Essa sujeira prejudica o funcionamento do veículo e pode levar ao aumento do consumo. De acordo com o artigo 14 da Resolução ANP nº 40/2013, a partir de 1º de julho de 2017 a gasolina comum deverá conter detergentes dispersantes. Por enquanto, continua vendendo corantes naturais sem aditivos, que vão do incolor ao amarelo pálido.
Gasolina Aditivada
Trata-se da gasolina comum mencionada acima, só que misturada com um detergente dispersante que promove a limpeza e aditivos que ajudam a melhorar a lubrificação dos componentes e o desempenho do motor. Os motoristas podem selecioná-lo sempre ou periodicamente.
Alguns especialistas argumentam que é interessante fornecer aditivos a cada três ou quatro tanques, pois a combustão da gasolina gera resíduos. Assim, promoverá a limpeza do motor, o que acaba gerando economia de combustível e, claro, tornando o carro menos agressivo ao meio ambiente. A gasolina aditivada geralmente é de cor verde porque recebe um corante para distinção visual.
Gasolina Premium
É um combustível de alta octanagem com um mínimo de 91 IAD e é recomendado para veículos potentes com altas taxas de compressão, como carros esportivos de luxo. Sua principal vantagem é um melhor aproveitamento do potencial do motor. Seus pontos fortes residem no aumento do desempenho e maior autonomia.
Porém, fique atento: o carro que você recebe deve estar preparado para isso. Para uso somente em veículos de alto desempenho que reconhecem gasolina de alta octanagem. Para carros normais, como carros de passeio, a única vantagem é que são aditivos.
O resto do desempenho é como usar gasolina comum. Outro diferencial desse combustível é o menor percentual de etanol absoluto em sua composição: 25%. Ele é levemente alaranjado.
Gasolina Fórmula
Trata-se de uma gasolina mais barata, produzida a partir da mistura de um derivado de petróleo com uma mistura que atenda às especificações da ANP (Agência Nacional do Petróleo). Se estiver dentro da faixa padrão e seus parâmetros forem semelhantes aos da gasolina comum, o combustível não trará problemas para o veículo.
Especialistas dizem que alguns formuladores estão adquirindo um equilíbrio pobre de matérias-primas que podem levar a gasolina ao seu pior limite. Por exemplo, gasolina com um limite de densidade menor resulta em aumento de consumo.
À medida que os limites deste padrão de qualidade são ultrapassados, podem surgir outros problemas como vaporização, formação de depósitos e dificuldades de partida a frio. Não há como saber visualmente se a gasolina foi misturada, mas os vendedores precisam avisar os consumidores na bomba.
Etanol
Ao contrário da gasolina, esse combustível pode ser produzido a partir de uma variedade de fontes vegetais. No Brasil, optou-se pela cana-de-açúcar, que segundo a ANP apresenta mais vantagens energéticas e econômicas.
O etanol encontrado nos postos de gasolina é o etanol hidratado, uma mistura de álcool e água com pelo menos 94,5% de etanol. Caracteriza-se por uma aparência límpida e incolor. Por ter maior octanagem que a gasolina, esse combustível aproveita melhor o potencial do motor, mas é consumido mais rapidamente devido ao seu baixo poder calorífico.
Por isso, vale fazer as contas: se queimar um litro de etanol e um litro de gasolina, menos energia é produzida a partir do etanol. Para produzir a mesma quantidade de energia, seria necessário mais de um litro de etanol. Então, abastecer com etanol só vale a pena quando o preço do litro da gasolina chega a 70% do valor da gasolina.
Etanol Aditivado
Este álcool contém aditivos que promovem a limpeza e proteção dos bicos e sistemas de injeção. Além de conservantes que previnem a ferrugem e agentes que reduzem o atrito entre as partes móveis de um motor.
Mas como a queima do etanol praticamente não produz depósitos de resíduos e os veículos flex já possuem componentes construídos com proteção anticorrosiva, muitos especialistas não veem vantagem no etanol. Embora não cause nenhum dano, não faz nenhum favor ao veículo e geralmente custa mais do que o etanol comum.
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