CARROS MOVIDOS A ENERGIA SOLAR
Um carro movido a energia solar tem um painel fotovoltaico que converte luz em eletricidade. Essa eletricidade alimenta o motor, que por sua vez aciona o veículo.
Mesmo em dias nublados ou à noite, a bateria do carro irá carregá-lo enquanto estiver estacionado.
Apesar de mais caro que os modelos comuns, esse tipo de veículo apresenta diversas vantagens, principalmente no longo prazo.
Vantagens dos carros solares
A vantagem mais óbvia é, obviamente, a energia que impulsiona o carro. Lembremos que a luz do sol é abundante e inesgotável, diferentemente dos combustíveis fósseis, que, entre outras coisas, emitem gases poluentes da combustão do movimento do motor.
Outro benefício óbvio é não ter que gastar com gasolina, diesel ou outros combustíveis, que estão cada vez mais caros e sem perspectiva de queda de preços.
Em uma nota relacionada, um carro solar é um veículo silencioso que também requer menos manutenção do que os modelos convencionais.
Os prós são tentadores, mas há desvantagens nesse tipo de veículo a serem consideradas antes de fazer tal investimento.
Desvantagens dos carros solares
Uma desvantagem desses carros é sua velocidade mais baixa. No entanto, se você acha que a baixa velocidade reduz acidentes e imprudências, pode considerar esse recurso benéfico.
Outra desvantagem é que nem sempre, e nem em todas as áreas, temos sol pleno o dia todo. Portanto, esse tipo de carro também contará com fontes alternativas de energia para funcionar, como baterias, que também não são poluentes.
Se você deseja fazer esse tipo de investimento, conheça abaixo os modelos disponíveis no mercado.
Modelo de carro solar
Um modelo da montadora alemã Sono Motors, o Sion tem células fotovoltaicas suficientes para operar o carro por 30 minutos por dia.
Lightyear-1, por sua vez, pode viajar 800 quilômetros ou mais em países ensolarados. O preço base para este modelo é de R$ 700.000.
O modelo Aptera Paradigm da Aptera Motors tem um alcance de 1.600 quilômetros e custa cerca de US$ 30.000.
Finalmente, o Immortus da empresa australiana EVX Ventures é o primeiro carro esportivo movido a energia solar capaz de viajar a velocidades de até 85 km/h.
Existem outras máquinas, com preços, designs e performances diferentes.
Previsão para o mercado automotivo
De acordo com o Boston Consulting Group, até 2030, 5% de toda a frota de automóveis brasileira será de veículos elétricos.
Para suprir a falta de energia em dias nublados, estão sendo desenvolvidos projetos de tecnologia de baterias de lítio e veículos elétricos para armazenar energia de painéis solares.
Como todos sabemos, a energia solar pode ser usada não apenas em carros. Se você possui um imóvel e sofre com contas de luz cada vez mais caras, a energia solar é a solução.
Gostou desta publicação “Carros movidos a energia solar”? Acesse nosso site diariamente e veja curiosidades, dicas e muito mais.
Veja também: O maior PC do mundo.