CNH SOCIAL – ENTENDA COMO CONSEGUIR ESSE BENEFÍCIO
Fala, motorista! Tudo bem? Tirar a CNH é um processo que gera muitos gastos. Para diminuir ou até acabar com essas despesas, a CNH social é uma boa saída. Essa vantagem oferece o benefício de pessoas de baixa renda conseguirem a carteira de habilitação.
O que é a CNH social?
A CNH social é um programa de política pública que tem como objetivo estimular pessoas de baixa renda a tirarem a habilitação. Com ela, os futuros motoristas têm acesso à categoria B de forma facilitada.
É preciso fazer uma inscrição e se encaixar nas regras estabelecidas para ter acesso ao desconto ou à isenção do valor da carteira de habilitação. No entanto, saiba que o benefício só é oferecido em alguns estados brasileiros.
Quem criou a CNH social?
A ideia da CNH acessível surgiu pelas companhias de Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e Serviço Social do Transporte (SEST), em 2011. Na época, o projeto foi apresentado ao Governo Federal e iniciado pelo Detran de cada região.
Como a CNH social funciona?
Afinal, como a CNH social funciona? Assim como no modelo tradicional, a pessoa que tentar tirar a habilitação dessa forma deve passar por todos os procedimentos previstos no CTB (Código Brasileiro de Trânsito). Sendo assim, é preciso se atentar às etapas:
- exames médicos e psicotécnicos: têm como objetivo avaliar as condições físicas e mentais do futuro motorista;
- aulas e exames teóricos: o curso é dividido em 45 horas/aulas e aborda temas como primeiros socorros, legislação de trânsito, direção defensiva e mecânica básica. No final, há uma prova para comprovar os conhecimentos;
- aulas e exames práticos: essa parte é a preparação para a realização da prova final. Ao todo, são 25 aulas, sendo que pelo menos 5 precisam ser noturnas. Nelas, o instrutor ensina o futuro condutor a dirigir de forma segura nas vias.
Quem tem direito à CNH social?
Como a CNH social é gratuita, existem alguns requisitos para ter acesso ao programa. Apesar das regras mudarem de um estado para outro, existem algumas fixas:
- ser estudante de rede pública;
- saber ler e escrever;
- ter mais de 18 anos de idade;
- estar desempregado há mais de um ano;
- ser ex-presidiário que recebe até dois salários mínimos por mês;
- não ter nenhum tipo de registro da carteira.
Além disso, em algumas regiões do país, o órgão responsável pelo cadastro pode pedir a confirmação em programas sociais, como Bolsa Família, CadÚnico, entre outros.
Passo a passo para fazer o cadastro da CNH social
Se você se encaixa em algum dos requisitos que citamos acima, saiba que o primeiro passo para ter a CNH social é a inscrição. Por isso, separamos duas formas de você fazer a solicitação do benefício.
Antes disso, é preciso ter em mãos alguns documentos necessários para comprovar que você está apto a participar do programa. Os principais são:
- documento de identificação (CPF, RG ou Certidão de Nascimento);
- comprovante de renda (Carteira de Trabalho da pessoa que irá se inscrever e das pessoas que moram com ela);
- comprovante de residência (conta de luz ou água dos últimos três meses);
- histórico escolar (caso seja estudante).
CNH social pelo Detran
Uma das alternativas para se cadastrar na CNH social é pelo site do Detran. Para isso, basta seguir o passo a passo a seguir:
- entre no site do órgão do seu estado;
- procure pela categoria “CNH social”, “CNH gratuita” ou “CNH popular”;
- cadastre todas as informações solicitadas;
- aguarda a análise do pedido.
Outra forma é comparecendo presencialmente ao órgão. Por lá, é possível fazer o cadastro de forma simples. No entanto, pesquise o período de inscrições no seu estado, pois ele pode variar de uma região para outra.
Curtiu a matéria “CNH Social – Entenda como conseguir esse benefício”? Então fique ligado (a) nos melhores e mais atualizados artigos de utilidade pública, curiosidades e os melhores assuntos que circulam na internet.
Leia também:
Tarifa Social, tenha desconto na sua conta de energia
Saiba como conseguir sua casa própria, vale a pena a leitura