Hoje o assunto é muito importante para o bolso, você ver aqui como consultar e sacar o dinheiro esquecido no Banco Central. A partir de 7 de março de 2022, o Banco Central do Brasil emitiu um alerta para quem deixou seu dinheiro no banco. Isso pode parecer estranho, certo? Afinal, como esquecer que tem dinheiro? Mas isso acontece com bastante frequência, especialmente quando as contas são fechadas. Estima-se que um total de 28 milhões de pessoas em todo o país possam recuperar valor. Tem muita gente, não é?
Para saber se você tem algum valor para resgatar, é fácil: basta acessar o portal de recebimento de valores do sistema na data informada e verificar se há saldo, em seguida solicitar a transferência para sua conta corrente. Mas esteja avisado: se você não verificar a data da reserva, entrará na avaliação durante o período da reserva ou posteriormente!
Você tem que seguir alguns passos para resgatar o valor. Para entender melhor o assunto, leia este artigo até o final!
O que é dinheiro esquecido pelo banco?
Pode ser que você tenha fechado uma conta bancária e esquecido que tinha dinheiro na poupança – talvez até uma quantia pequena, como 10 reais.
São tantas tarefas do dia a dia que precisamos para quitar nossas dívidas e terminar na hora que acabamos esquecendo algumas coisas. E, depois de criar uma nova conta em outro banco, você pode ter esquecido a antiga sem nem perceber que havia dinheiro ali para resgatar.
O termo dinheiro esquecido no banco é usado para enquadrar diferentes pessoas em diferentes situações. Confira alguns exemplos abaixo:
- Poupanças ou contas correntes encerradas com saldo.
- Cobrança indevida de tarifas.
- Parcelas e créditos cobrados de modo indevido.
- Cotas de capital e rateio em cooperativas de crédito.
- Consórcios finalizados.
Por que existe esse dinheiro esquecido no banco?
Talvez a palavra seja nova para você. Sim, há uma razão para sua recente notoriedade. Anteriormente, as consultas de valores não divulgados não eram divulgadas. Se alguém quisesse fazer uma consulta, as informações estariam disponíveis apenas no Registrato – sistema que inclui relatórios de instituições financeiras e clientes.
Após consultar o sistema, o cliente pode ver se há um valor disponível para resgatar e solicitar uma ação.
Normalmente, um valor esquecido é quando há dinheiro disponível quando a conta é fechada. Além disso, as cobranças estão incorretas. Além disso, muitas vezes há falta de comunicação e o dinheiro é esquecido.
No entanto, em janeiro, o BACEN decidiu notificar que cerca de 8 bilhões de reais precisavam ser resgatados, envolvendo milhões de clientes.
Isso fez com que o Registrato recebesse muitos acessos e travasse o sistema. Então, em fevereiro, o banco central ofereceu serviços de assessoria em outra plataforma, Valores a Receber.
Então, no momento, os recebimentos estão ocorrendo nesta nova plataforma. Vejamos o processo com mais detalhes a seguir.
Como verificar o dinheiro esquecido no banco antes de exigir um resgate
Primeiro, você precisa acessar o site de valores a receber.
Caso já tenha feito uma consulta inicial, você pode conferir a data no portal de Contas a Receber.
No entanto, se você não tiver uma consulta inicial, é necessário fazê-lo para obter o resgate. Basta acessar o site acima após informar data de nascimento e CPF.
Para isso, é preciso estar cadastrado no gov.br e ser Ouro ou Prata.
Visite o site em uma determinada data
Agora, você deve visitar o site onde você fez o agendamento na data indicada. Em seguida, vá em “Acessar minhas contas a receber”.
Em seguida, faça login no gov.br. Aceite a isenção de responsabilidade e clique em Consultar.
Os próximos passos são: verificar o valor devido, verificar a instituição que irá reembolsar o valor, detectar a origem do valor e consultar outras informações se necessário.
Então você pode escolher:
• “Peça aqui” e a Pix receberá em até 12 dias úteis.
• “Solicitado pela agência”, neste caso os dados de contato são e-mail e telefone.
Como funciona o calendário
Isso é importante para você lucrar com o valor o mais rápido possível. O banco central define datas específicas para resgate ou recompra.
O calendário atual é o seguinte:
O que acontece se eu perder a data do pedido de resgate?
Talvez você esteja ciente da possibilidade de resgatar o valor após esses prazos. então o que devo fazer agora?
De acordo com o banco central, você pode consultar a qualquer momento.
No entanto, se você não estiver logado na data agendada, precisará voltar para revisar com base na data do calendário. Se isso acontecer, a revisão será executada das 4h à meia-noite.
E, quem não visitou no dia da revisão, poderá consultar e solicitar o resgate a partir do dia 28 de março. Independentemente disso, o saldo a ser resgatado estará lá e você poderá recuperá-lo mais tarde.
Como o banco devolve o dinheiro?
Curiosamente, aqueles com valor que pode ser resgatado podem fazê-lo sem pagar taxas ou encargos. Não há valor mínimo ou máximo para reembolsos: até centavos podem ser creditados em sua conta!
Por opção do Pix, o banco tem um prazo de 12 dias para reembolsar o valor mediante solicitação do cliente. Caso seu banco não cumpra essa forma de pagamento, você pode transferir via TED ou DOC, também em até 12 dias.
Vale lembrar que alguns bancos realizam pagamentos em seus portais ou aplicativos, vinculados ao banco central.
No entanto, nem todos cumprem o acordo com o BC e têm a opção de pagar diretamente no banco por meio de solicitação institucional.
E o valor resgatado?
Não há nada melhor do que receber dinheiro inesperado, certo? Se você esqueceu uma quantia considerável de dinheiro no banco, uma boa opção é usar esses valores para quitar dívidas e limpar seu nome, por exemplo! Na Serasa, você encontra ofertas especiais.
Já que você aprendeu como consultar e sacar o dinheiro esquecido no Banco Central, outra possibilidade é usar o dinheiro para iniciar uma reserva de emergência que pode ser usada quando necessário. Usar o dinheiro que você não esperava é uma forma divertida de começar a economizar, por exemplo, porque você não precisa descontar do seu salário e pode fazer uma das coisas mais difíceis na hora de economizar: dar o primeiro passo!
Veja também: Cartões de crédito com os melhores CashBacks
Quer saber como pedir aumento de limite do cartão de crédito Nubank? Saiba Mais.