COMO ENCONTRAR VAGAS DE EMPREGO
O número de pessoas desempregadas no Brasil é muito alto e, diante disso, a quantidade de pessoas procurando emprego também é grande.
O processo de busca por um trabalho não é nada fácil, a concorrência é tão alta quanto em um vestibular e muitas pessoas podem não saber nem por onde começar. É por isso que hoje vamos te trazer o passo a passo para procurar um emprego, se liga nas próximas dicas!
Como conseguir um emprego?
1. Defina um objetivo
Com certeza o seu objetivo na busca por um emprego é conseguir um trabalho, mas o objetivo que estamos falando aqui é um pouco mais específico e está relacionado com a sua profissão.
Você precisa saber com o que você quer trabalhar, em qual tipo de empresa, o local, o tipo de emprego — se é home office ou presencial, por exemplo —, a carga horária, entre outros fatores que podem ser relevantes para você.
A princípio, o mais importante é você ter em mente qual o cargo que você quer ocupar e alguns detalhes sobre o tipo de trabalho que você quer. Se tiver uma lista de empresas que deseja trabalhar é ainda melhor.
Definir um objetivo específico vai ajudar a filtrar as oportunidades de trabalho de forma mais otimizada para que você possa se aplicar às vagas que realmente fazem sentido para você.
Por exemplo, o seu objetivo pode ser se tornar recepcionista em um hospital de São Paulo. Com esse objetivo já fica mais fácil filtrar as vagas que estão de acordo com o que você deseja e descartar as que não tem esses requisitos.
Se estiver com dificuldades para definir um objetivo, fique de olho na nossa próxima dica!
2. Atualize-se sobre o mercado de trabalho
Talvez seja o seu primeiro emprego, ou você esteja mudando de carreira, ou ainda, você pode estar saindo de uma empresa que trabalhou por muitos anos, seja qual for o seu motivo, é muito provável que o mercado de trabalho já tenha mudado bastante desde a última vez que você procurou um emprego.
Por isso, pode ser interessante fazer uma pesquisa sobre o mercado de trabalho para identificar profissões em alta, carreiras que surgiram e estão em crescimento, empresas que estão contratando mais, setores que estão com vagas abertas etc.
O mais importante nesse momento inicial é você ficar por dentro do que está acontecendo no mundo do trabalho, identificar onde estão as maiores oportunidades e associar isso com a sua área de atuação, para otimizar ainda mais o seu processo de busca de vagas.
Vamos supor que você queira trabalhar como auxiliar de logística, uma breve pesquisa sobre os setores mais aquecidos nessa área e quais são os pré-requisitos exigidos pelas empresas que contratam esse profissional já pode te ajudar bastante.
Então, pesquise bastante antes de pôr em prática as próximas dicas.
3. Estabeleça uma rotina
Após ter definido o seu objetivo e feito a sua pesquisa, é importante estabelecer uma rotina do que você deve fazer para alcançar esse objetivo.
Como você já percebeu neste artigo, existem muitas etapas no processo de busca por um emprego, que vão desde atualizar o currículo até realizar as etapas dos processos seletivos.
Então, para não se perder, separe todas as atividades que você precisa fazer para alcançar o seu objetivo e estabeleça metas diárias, assim será mais fácil se organizar.
Por exemplo, você pode ter a seguinte lista de atividades:
- Atualizar o currículo;
- Atualizar o perfil do Linkedin;
- Me cadastrar em sites de vagas;
- Procurar vagas;
- Me aplicar em vagas;
- Fazer as etapas dos processos seletivos que já me cadastrei.
Algumas você pode separar em pequenas tarefas diárias e outras você precisa fazer primeiro — como atualizar o currículo — para que seja possível realizar as demais.
4. Elabore um cronograma
Para responder a pegunta como encontrar vagas de emprego, a rotina serve para você saber o que vai fazer no seu dia a dia, já o cronograma irá te ajudar a estabelecer prazos para cada ação que você irá realizar.
Então, você pode fazer um cronograma para o mês e definir metas e datas para finalizar as tarefas. Em um outro exemplo, definimos um cronograma para um mês de 30 dias.
Até o dia 5 do mês:
- Pesquisar sobre o mercado de trabalho;
- Definir objetivo profissional.
Até o dia 7:
- Pesquisar sobre boas práticas para atualizar o currículo;
- Atualizar currículo.
Até o dia 10:
- Atualizar redes sociais;
- Fazer cadastro em sites de vagas.
Até o dia 15
- Procurar pelo menos 10 vagas que tenham o meu perfil;
- Me cadastrar em vagas;
- Realizar as etapas disponíveis do processo seletivo.
Até o dia 30
- Dar continuidade nos processos seletivos;
- Fazer networking em eventos e redes sociais.
Assim, você consegue ter uma visualização melhor para fazer o acompanhamento das suas atividades.
Você também pode estabelecer um período de tempo do dia para fazer cada tarefa. Por exemplo, 2 horas por dia dedicadas à busca por um emprego, e você se organiza a partir desse tempo disponível.
A rotina e o cronograma são para te ajudar a ter mais organização e disciplina, que são indispensáveis nesse momento.
5. Atualize o seu currículo
O currículo é um dos documentos mais importantes na busca por um emprego. Tendo isso em vista, vale a pena dedicar um tempo só para ele.
Depois que você estabelece um objetivo fica muito mais fácil atualizar o seu currículo, porque a partir do seu objetivo, você consegue filtrar quais experiências são relevantes ou não para colocar no documento.
Tenha em mente que ele não deve ser um histórico de toda a sua vida profissional, mas um registro das experiências mais relevantes para a vaga que você quer. Então, não tenha receio de tirar do currículo vivências que não estão relacionadas com a vaga que você deseja. Seja objetivo e sucinto ao fazê-lo.
Você pode pesquisar algumas descrições de vagas da sua área para analisar o que as empresas geralmente esperam desses profissionais. Dessa forma, você consegue saber o que colocar ou não no currículo e quais capacitações são pré-requisitos.
6. Faça cursos
Você pode fazer cursos não só para complementar o seu currículo, como também para se atualizar sobre a sua profissão, porque é muito possível que já existam novas tecnologias e processos sendo utilizados, independentemente da sua área de atuação.
Cursos ajudam a tornar o seu currículo mais completo e, além disso, você pode olhar a descrição de vagas que você tem interesse e analisar quais são os requisitos da vaga, como falamos anteriormente, porque, a partir disso, é provável que você encontre algo que não tenha conhecimento e possa fazer um curso sobre o assunto para aumentar ainda mais as suas chances!
7. Use as suas redes sociais
Você pode divulgar nas suas redes sociais que está em busca de um emprego, é uma maneira das pessoas que estão procurando alguém para trabalhar ou que conheçam vagas disponíveis possam entrar em contato com você.
Ainda falando sobre como encontrar vagas de emprego, uma das redes sociais principais quando o assunto é criar conexões de trabalho é o Linkedin. Por isso, não deixe de atualizar o seu perfil do Linkedin e criar novas conexões. Você pode também fazer uma publicação sobre esse momento de busca por vagas para que a sua rede tenha conhecimento da sua situação atual e possam te auxiliar e oferecer vagas.
8. Faça networking
Networking significa, basicamente, criar conexões, geralmente conexões de trabalho.
O networking nada mais é do que uma maneira de diferentes profissionais te conhecerem, para que quando precisarem de alguém da sua área, por exemplo, consigam se lembrar de você como referência e te oferecerem oportunidades de trabalho.
Essa rede de contatos que você pode criar também é uma maneira mais simples de conseguir trabalhos como funcionário temporário — também chamado de freelancer — enquanto você não consegue um emprego efetivo, se esse for o seu desejo.
Esses são só alguns benefícios do networking, mas ter uma rede de contatos pode te trazer diversas outras oportunidades.
9. Utilize sites de vagas de emprego
Depois de toda essa preparação para como encontrar vagas de emprego, é hora de começar, de fato, a busca por vagas.
Hoje em dia, na maior parte do tempo, é desnecessário sair de casa, imprimir um currículo e levar diretamente na empresa. A grande maioria dos processos seletivos atuais acontecem de forma totalmente online.
10. Prepare-se para as entrevistas de emprego
A etapa de entrevista de emprego é uma das fases finais para conseguir um emprego. Desse modo, prepare-se muito bem para esse momento.
Quando te chamam para uma entrevista é porque gostaram do seu perfil, por isso, estude bastante para mandar bem nessa etapa e encantar a pessoa recrutadora.
Gostou da matéria “Como encontrar vagas de emprego”? Compartilhe essa informação de utilidade pública para ajudar as pessoas que precisam de um emprego e assumir a sua independência financeira.
Leia também:
Tudo que você precisa saber sobre a CNH Digital