DIA NACIONAL DO FUSCA: O CARRO MAIS VENDIDO DO BRASIL POR 24 ANOS
Em 1959 Começa a produção do Fusca, um dos carros preferidos do Brasil. A produção oficial do icônico modelo Volkswagen começou no Brasil em 20 de janeiro daquele ano. A data é celebrada como o Dia Nacional dos Beatles desde 1989.
Considerado um dos carros mais populares do planeta, o Fusca nasceu na Alemanha nazista. Em 1934, o engenheiro automotivo austríaco Ferdinand Porsche foi contratado por Adolf Hitler para começar a projetar um carro compacto com um motor de dois cilindros refrigerado a ar.
Notavelmente, há também o Dia Mundial do Fusca, que é comemorado em 22 de junho, dia que marca o início do desenvolvimento do modelo, originalmente conhecido como Volkswagen Sedan.
De volta ao Brasil, os primeiros produtos começaram a chegar por importação em 1950, antes de a produção começar em 1950 na primeira fábrica da VW fora da Alemanha, em São Bernardo de Campo (SP).
Leia mais:
Aplicativo para aprender a dirigir, conheça
Saiba tudo sobre a CNH Digital
Auxílio Gasolina, veja quem tem direito ao benefício
Descontinuado em 1986, voltou ao topo em 1993
Cerca de 27 anos após a primeira despedida do Fusca, ele passou por mudanças mecânicas, ganhou novos itens de série e mudanças estéticas.
A versão mais potente, a versão 1600, foi lançada em 1974 com 65 cavalos de potência e modificada posteriormente em 1985 para funcionar com álcool. Todas as variantes mantêm sempre uma característica comum: uma caixa manual de quatro velocidades.
Entre 1993 e 1996, o então presidente da República, Itamar Franco, fez um pedido pessoal de que o preço “camarada” do Fusca e a reputação de carro sólido fossem suficientes para trazer o Fusca de volta, que deu origem ao famoso “Fusca Itamar”. Com concorrentes mais modernos e menos exigentes, o Fusca saiu definitivamente com a Série Ouro em julho de 1996.
Carros mais vendidos no brasil
No final das contas, o Fusca foi um grande sucesso, o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, respondendo por apenas cerca de 30% da frota nacional em seu auge. Em março de 1972, o lendário Volkswagen atingiu a marca de um milhão de unidades vendidas. Esse número triplicou para 3,1 milhões em 1986, de acordo com a montadora.
Em 1998, a Volkswagen relançou o Fusca com um visual mais moderno, o New Beetle. O exterior até lembra um pouco o original, no entanto, as semelhanças terminam aí. A plataforma é o Golf, e agora o motor refrigerado a água é movido para a frente. Os preços também subiram e não são mais atrativos para a maioria dos brasileiros.
Em 2010, o New Beetle também deixou de ser vendido por aqui, e em 2012 voltou na forma de Fusca, e com motor 2.0 a gasolina de 200 cv, ficou ainda mais exclusivo e esportivo.