FLORESTA TORTA
Uma floresta de árvores de formas estranhas cativou espectadores e cientistas por décadas. A “Floresta Curvada” perto da cidade de Griffinow, no estado polonês da Pomerânia Ocidental, é um mistério.
Existem 400 pinheiros com uma curva muito incomum na parte inferior. Os troncos dessas árvores são dobrados em um ângulo de 90 graus, depois dobrados no chão, de volta à posição inicial, formando uma forma semelhante à letra “J”.
Naquela época, a cidade mais próxima da floresta, Gryfino, foi invadida pelos alemães nazistas e destruída, obrigando seus habitantes a abandonar o local, desde os estágios iniciais do conflito até a década de 1970.
Com esta fuga, também desaparecem aqueles que plantaram os pinheiros há quase um século e mantiveram os segredos das árvores tortas da floresta, que desde então são desconhecidas.
Ao longo dos últimos anos, muitos pesquisadores vêm tentando desvendar os mistérios da floresta, e muitas teorias, no mínimo curiosas, surgiram de quem se depara com esse estranho grupo de pinheiros.
As árvores naturalmente se curvam para o norte? Eles são deliberadamente alterados pelos agricultores da área? O que faz 400 árvores parecerem exatamente com a mesma forma estranha?
Uma resposta possível
Este ano, Gary Coleman, professor associado de ciência de plantas e arquitetura paisagística da Universidade de Maryland, explicou ao The Washington Post um pouco sobre a ciência por trás dos troncos de árvores de formas estranhas.
Embora seja impossível dizer com certeza o que aconteceu, ou como eles terminaram, o especialista disse estar bem ciente do que tornou o crescimento dos troncos das árvores tão especial.
“Parece-me uma resposta gravitacional clássica”, disse Coleman. “Desde que o caule esteja nivelado com a gravidade, a planta tem um mecanismo pelo qual pode ser redirecionada”, acrescentou.
Segundo o professor, as árvores podem ter sido retiradas no início da vida. “Como você pode ver, o momento horizontal só ocorre em um período de tempo. Parece que isso pode acontecer quando são mudas jovens ou pequenas árvores com apenas alguns metros de altura”, explicou.
Após manter uma posição horizontal, o tronco começa a crescer paralelamente à gravidade, que é redirecionada por grânulos de amido dentro das células.
“Na verdade, é o movimento desses grânulos de amido nessas células que desencadeia essas respostas”, ressalta Coleman. “Se o caule for horizontal, esses grãos de amido são pesados e serão puxados para dentro da célula pela gravidade”.
Outro detalhe destacado pelo cientista é que o crescimento das árvores pode ser uma resposta a eventos ambientais, como fortes tempestades localizadas. Ele se lembrou de observar as árvores de lado durante uma tempestade pequena, mas forte, nas Montanhas Rochosas dos Estados Unidos.
De acordo com Coleman, “toda árvore fica de lado, mas ainda está viva” e “depois de alguns anos, elas se reorientam”. a esses fatores ambientais”, acrescentou.
Ainda assim, o argumento não pode ser confirmado: o que faz com que todas as 400 árvores sejam horizontais em primeiro lugar? “Se é feito pelo homem ou um evento natural como uma tempestade, não tenho certeza”, responderam os pesquisadores.
Gostou desta publicação “Floresta Torta”, acesse nosso site diariamente e veja dicas que podem mudar o seu dia a dia.
Veja também: As mordidas mais fortes do mundo.