MICRÓBIOS ‘ALIENÍGENAS’ PROSPERAM EM AMBIENTE INÓSPITO
Onde foram encontrados os micróbios?
Cientistas descobriram micróbios que conseguem prosperar em um ambiente inóspito de uma mina abandonada na Suíça. A mina, que fica a uma profundidade de 800 metros, é tão hostil que é frequentemente usada como um local para testes de equipamentos espaciais.
Os micróbios encontrados pela equipe de pesquisadores da Universidade de Liège, na Bélgica, pertencem a uma categoria pouco conhecida de organismos chamados archaea, que são conhecidos por viver em condições extremas, como altas temperaturas e pressões.
A descoberta sugere que esses micróbios poderiam existir em outros planetas com condições semelhantes à da mina abandonada.
Cientistas descobriram micróbios extremófilos em uma mina abandonada no Reino Unido. Esses micróbios são capazes de sobreviver em um ambiente extremamente hostil, com pH baixo e altos níveis de metais pesados, o que os torna semelhantes aos micróbios encontrados em planetas como Marte e Vênus.
A descoberta pode ter implicações importantes para a busca por vida em outros planetas e para a compreensão da origem da vida na Terra. Além disso, esses micróbios extremófilos têm potencial para serem usados na descontaminação de solos contaminados com metais pesados e em outras aplicações industriais.
De acordo com os pesquisadores, a descoberta sugere que a vida pode existir em condições extremas e em ambientes que antes eram considerados inóspitos.
Além disso, esses micróbios podem ter aplicações importantes na biotecnologia, medicina e indústrias alimentícias e farmacêuticas. Ainda são necessárias mais pesquisas para entender melhor a diversidade e a função desses micróbios nas condições extremas encontradas na mina abandonada.
Os pesquisadores encontraram diversos micróbios na área escura e úmida, os quais apresentaram grande complexidade e a maioria deles eram seres multicelulares eucariontes. Apesar de simples, esses organismos são capazes de dividir suas funções corporais entre células de diferentes tipos.
A cadeia alimentar e a adaptação ao ambiente
A descoberta revelou que o baixo pH, as altas concentrações de sulfato e de metais pesados permitiram a prosperidade desses seres. A maioria dos micróbios encontrados eram bactérias que se alimentam de ácidos, gerando energia a partir das abundantes reservas de ferro e enxofre presentes na mina.
A cadeia alimentar dos microorganismos é altamente eficaz e bem elaborada, na qual os eucariontes se alimentam das bactérias que devoram ácidos e, por sua vez, são consumidos por outras criaturas maiores.
Os cientistas se mostraram particularmente interessados nessa cadeia alimentar estruturada, uma vez que desempenha um papel fundamental na ciclagem do carbono nas comunidades de drenagem ácida de minas.
Muito interessante a matéria “Micróbios ‘Alienígenas’ prosperam em ambiente inóspito”. Se você também curtiu, deixe seu comentário e compartilhe essa curiosidade com seus contatos. Também recomendamos que acompanhe os artigos relacionados, lá você vai encontrar muitas curiosidades e informações úteis para você ficar sempre bem informado. Aproveite a leitura!