O MAIOR PC DO MUNDO
Fugaku é considerado o computador mais rápido do mundo. Localizada em Kobe, no Japão, a máquina possui nada menos que 7.630.848 núcleos – sim, mais de 7 milhões – e pode realizar mais de 442 trilhões de cálculos por segundo. Os números impressionantes revelam todo o poder de processamento do supercomputador, que está no topo do ranking de velocidade desde seu lançamento em abril de 2020.
Desenvolvido pelo instituto de pesquisa japonês Riken em parceria com a Fujitsu, o Fugaku tem grandes ambições: resolver os maiores problemas do mundo atual, como as mudanças climáticas, o tratamento do câncer e o tratamento e prevenção da Covid-19. Esses objetivos são alcançados graças à sua capacidade de produzir previsões precisas sobre o que está sendo processado, feito que envolve o uso de inteligência artificial e outras tecnologias de ponta.
Fugaku contra o Covid-19
O Fugaku foi lançado em abril de 2020, quando o governo japonês declarou estado de emergência devido à pandemia de Covid-19. Como resultado, os primeiros estudos em supercomputadores se concentraram em coronavírus.
Os tópicos abordados na pesquisa incluem caracterização de vírus, identificação de compostos que podem ser usados como terapêuticos, melhoria do diagnóstico e tratamento, compreensão do impacto socioeconômico de uma pandemia e modelagem do potencial de propagação da infecção por meio de gotículas no ar.
Um dos projetos analisou a ligação de medicamentos existentes à proteína Sars-CoV-2. Ao analisar o vírus e mais de 2.000 compostos candidatos a medicamentos, 30 medicamentos foram sinalizados como tratamentos potencialmente eficazes para o Covid-19, de acordo com um relatório em abril. Fugaku levou apenas dez dias para completar o cálculo – seu antecessor, o supercomputador K, levou pelo menos um ano para realizar a mesma tarefa.
O instituto também está usando computadores para desenvolver vacinas, usando uma nova tecnologia chamada “mMAP” (peptídeo multiantígeno compatível com mutação). Pesquisas de banco de dados revelaram regiões de proteína de pico conservadas entre Sars-CoV-2, Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars-CoV ou Sars-CoV-1).
Usando essas informações, a vacina de Riken foi capaz de gerar anticorpos contra vários coronavírus diferentes. A vacina ainda está em testes e tem potencial para ser aplicada a uma ampla gama de coronavírus, incluindo coronavírus endêmicos de animais, bem como cepas mutantes de Sars-CoV-2. O objetivo é evitar a transmissão de animais para humanos.
Está gostando desta publicação”O MAIOR PC DO MUNDO”? Acesse nosso site diariamente e veja curiosidades, dicas e muito mais.
Tratamento do câncer
Em novembro passado, Fuyue conseguiu concluir uma análise genética do câncer em menos de um dia; se fosse em um computador comum, o mapeamento levaria meses. A pesquisa, liderada pela Tokyo Medical and Dental University, visa criar novos tratamentos para combater a doença.
A supermáquina foi capaz de extrair redes que representam relações regulatórias entre genes em células cancerígenas epiteliais da análise de dados de 20.000 genes, prever a relação desses genes com invasão e metástase e usar a tecnologia de tensores para criar modelos preditivos. Fujitsu. Os resultados obtidos pelo Fugaku são fornecidos em um formato que computadores “normais” podem facilmente entender e executar.
Mudança climática é o objetivo
Um dos principais desafios da Fugaku é usar dados de emissões de dióxido de carbono para prever com precisão as mudanças climáticas e seu impacto na população global. Várias instituições parceiras da Rikon estão realizando vários estudos nessa área, incluindo um capaz de prever chuvas fortes quase em tempo real.
Fugaku usa dados coletados por radar meteorológico no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (NICT) em Saitama, Japão, para prever as condições meteorológicas a cada 30 segundos para os próximos 30 minutos com uma resolução de 500 metros. O computador pode processar mil simulações simultaneamente, fornecendo imagens extremamente precisas.
Líder de todos os rankings
O título mais rápido do mundo foi conquistado pela primeira vez em junho de 2020 pelo TOP500 – um projeto que avaliou os 500 supercomputadores mais poderosos atualmente em operação a cada seis meses por 25 anos. Fugaku atingiu o pico apenas dois meses depois de entrar em operação e está operando com capacidade parcial.
Na época, sua velocidade atingiu 415,5 PFLOPs, 2,8 vezes mais rápido que o segundo colocado computador Summit, fabricado pela IBM, no Tennessee, EUA. O dispositivo também ficou em primeiro lugar em três outras categorias de medição de desempenho: processamento de big data, aprendizado profundo orientado por IA e computação de simulação prática. Esse feito foi repetido em outras duas edições da lista em novembro de 2020 e junho de 2021, tornando Fugaku o primeiro supercomputador do mundo a dominar quatro categorias por três anos consecutivos.
Gostou da publicação” O maior PC do mundo”? Acesse nosso site diariamente e veja curiosidades, dicas e muito mais.
Veja também: O que é nanotecnologia.