OFICIAL DA NASA DIZ QUE HUMANOS VIVERÃO NA LUA
Nas últimas semanas, a NASA finalmente lançou o tão esperado voo Artemis 1, a primeira de várias missões que se espera estabelecer uma presença humana na Lua e ao redor dela. Embora o projeto esteja apenas começando, o desenvolvimento mais recente já deixou muitos bastidores animados.
Em uma declaração à BBC, o gerente do programa Orion, Howard Hu, disse que havia planos dentro da NASA para ter pessoas vivendo nos satélites da Terra o mais rápido possível. “Definitivamente teremos humanos vivendo lá nesta década”, disse ele.
De acordo com os comentários de Hu, existe um plano dentro da NASA para que mais e mais pessoas possam experimentar além do nosso planeta em um futuro próximo. “A duração da missão ainda vai depender de quanto tempo ficarmos na superfície lunar. Mesmo assim, os viajantes terão seus próprios habitats e rovers na superfície para se movimentar”, explicou em sua apresentação.
O plano é que a próxima missão espacial comece a implementar toda a infraestrutura que os humanos precisam para sobreviver fora da Terra sem pular nenhum estágio significativo do processo. Segundo Howard, essas pessoas não só teriam condições de viver na Lua, como também teriam condições ideais para “fazer ciência”.
A atual missão Artemis 1 é uma missão não tripulada com duração de quatro a seis semanas, na qual a espaçonave Orion viajará para o satélite de nosso planeta. Uma vez lá, a espaçonave deve chegar a cerca de 100 metros da superfície lunar antes que a gravidade a coloque em órbita. Os dados coletados durante este trabalho serão utilizados em uma futura missão tripulada, denominada Artemis 2, com lançamento previsto para 2023.
Se as missões Artemis I e Artemis II forem realmente bem-sucedidas, o plano é Artemis III, e os astronautas poderão tocar a superfície lunar pela primeira vez. Se isso acontecer, será a primeira vez que alguém estará lá desde 1972. Em sua declaração, disse Hu, a missão pretende descobrir se há água no polo sul lunar que poderia ser convertida em combustível potencial para espaçonaves voarem cada vez mais longe no espaço.
Inclusive, funcionários da NASA chegaram a afirmar que o planejamento feito pela missão Artemis é particularmente benéfico para futuras pesquisas em Marte. “A missão Artemis nos deu uma plataforma sustentável e um sistema de transporte que nos permitiu aprender a operar no ambiente do espaço profundo.”
Na semana passada, Orion voou pela lua a uma velocidade de 8.200 km/h, chegando a 130 metros da superfície lunar. Os próximos dias de operação mostrarão ao mundo onde estamos na escalada técnica e o que nossos filhos e netos podem esperar do futuro.
Se você curtiu a matéria “Oficial da NASA diz que humanos viverão na lua”, compartilhe com todos os seus contatos, assim todo mundo fica sabendo desta curiosidade ainda inserta e especulativa, mas quem sabe isso realmente aconteça, isso pode mudar o rumo da humanidade completamente. Isso sem considerar a possibilidade de haver vida em outros planetas, pense nisso…
Leia também:
Animais capazes de sobreviver ao frio extremo, saiba quais
Homens são mais propensos a serem atingidos por raios do que as mulheres, entenda