POR QUE DIZEMOS “SAÚDE” QUANDO ALGUÉM ESPIRRA?
Dizer “Saúde!” para alguém que acabou de espirrar é uma prática comum entre muitos no Brasil. Basta caminhar pela rua para perceber a frequência com que essa prática é feita, e mesmo quem não sabe quer se manter saudável após um espirro.
Isso não acontece só aqui, pois o costume também está enraizado na cultura de outros países. Por exemplo, onde o inglês é o idioma oficial, a palavra “Deus te abençoe!”, que se traduz literalmente como “Deus te abençoe!”, sempre aparece após um espirro. Em Portugal, a palavra utilizada para estas ocasiões é “Santo!”.
Mas de onde veio esse costume em diferentes culturas? Não está claro como foi criado, mas existem algumas teorias que tentam explicar o surgimento da prática, a maioria das quais tem a ver com crenças antigas. Alguns dizem que surgiu durante o surto de peste negra no século 10, que matou milhões na Europa.
Acredita-se que as almas dos enfermos ficaram desprotegidas durante os espirros causados pelo início da Peste Negra. Diante dessa situação, as pessoas adquirem o hábito de dizer “Saúde!” para a pessoa que espirra. ou expressões equivalentes, como forma de protegê-los do contato com espíritos malignos.
O coração para de bater quando você espirra?
Em alguns lugares, a bênção pós-espirro também é vista como uma forma de cumprimentar alguém que acaba de ser “ressuscitado dos mortos”. Para muitas pessoas, o coração para quando você espirra, então falar depois de espirrar é uma saudação importante.
Leia mais:
Mitos e verdades sobre o Forno Microondas, veja aqui
Tudo que você precisa saber sobre as leis de Murphy
Você sabe o que é um Déjà-Vú? Talvez já teve um, saiba aqui
É importante saber que isso não passa de um mito. Durante um espirro, começando com uma sensação de coceira no nariz, a pressão no peito muda, alterando o fluxo sanguíneo, que altera um pouco a frequência cardíaca, e o pulso fica mais forte, mas nada para.
Vale ressaltar também que nem sempre o espirro está relacionado à falta de proteção divina ou algo do tipo. No Japão, um espirro repentino, mais do que um ato causado por qualquer doença respiratória, é visto como um sinal de que alguém está falando de você, semelhante à superstição brasileira da orelha de calor.
Quem nunca disparou um “Saúde!” a alguém que acabou de espirrar? O costume, feito quase que de forma automática por algumas pessoas, é uma realidade na maior parte do mundo. Em Portugal, é comum dizerem “Santinho!”; nos países de língua inglesa se diz algo como “Deus te abençoe”; e por aí vai.
Como sabemos, o espirro pode ser um dos sintomas de algumas doenças respiratórias. Mas, seguindo a mesma linha de raciocínio, por que não dizemos “Saúde!” a uma pessoa que acabou de tossir?
Na verdade, o costume é mais antigo do pensamos. Embora não se saiba exatamente quem criou tudo isso, acredita-se que a prática tenha surgido a partir de antigas crendices. Uns acreditavam que quando a pessoa espirrava, sua alma saia de seu corpo, sendo necessário dizer “Saúde!” (ou algo semelhante) para não ser tocada por algum espírito do mal. Outros pensavam que, durante o instante do espirro, o coração parava de bater. Desta forma, a palavra funcionaria como uma espécie de cumprimento feito à pessoa que acabara de “voltar à vida”.
Então agora você sabe Por que dizemos “Saúde” quando alguém espirra, então compartilhe com seus contatos essa curiosidade e fique de olho os posts mais atualizados da internet.