POR QUE FICAMOS BÊBADOS QUANDO INGERIMOS ÁLCOOL?
O álcool é uma droga legal que é amplamente ingerida, seja em aniversários, festas ou apenas regularmente. No entanto, muitos de nós desconhecemos o que o álcool pode fazer ao nosso corpo. Vamos dar uma olhada no que o álcool faz com o corpo humano?
Quando o álcool é ingerido, ele entra no estômago, onde é absorvido e começa a percorrer nosso corpo através do sangue. Ele percorre os órgãos e chega ao cérebro (o tempo dessa jornada depende de vários fatores, como quantidade de gordura corporal, quantidade de bebidas consumidas etc.).
Por que falamos muito devagar e não conseguimos falar corretamente?
O primeiro órgão afetado é o cérebro, que é uma das principais razões pelas quais dirigir embriagado é proibido porque altera nossos sentidos, percepção e comportamento. O que acontece é que o álcool passa a atuar em neurotransmissores (substâncias responsáveis pela troca de mensagens entre as células cerebrais), principalmente dois importantíssimos: o ácido gama-aminobutírico (Gaba) e a serotonina.
Antes de falar sobre eles, é importante entender que existem dois grupos de neurotransmissores: excitatórios, quando estimulam a atividade elétrica do cérebro; excitatórios, quando estimulam a atividade elétrica do cérebro; ou inibitórios, quando a diminuem.
O etanol aumenta os efeitos do GABA, um neurotransmissor inibitório que eventualmente leva a movimentos lentos e fala arrastada, frequentemente vistos em pessoas bêbadas. Quanto mais Gabbah, menos autocontrole. Ao mesmo tempo, o glutamato excitatório é inibido, bloqueando sua ação estimulatória e causando um retardo fisiológico.
Enquanto isso acontecia, também havia um aumento da serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade porque regula a felicidade e o humor. Ele acaba agindo de forma eufórica, às vezes violenta.
É impossível prever o que o álcool causará em uma pessoa, pois acaba afetando o sistema nervoso central geral, mas geralmente leva ao relaxamento e ao sono, ou à euforia e à agressividade.
E o fígado?
O fígado é responsável por metabolizar substâncias tóxicas liberadas no sangue. Portanto, a duração dos efeitos do álcool no corpo depende de quanto tempo o fígado leva para metabolizar o álcool. Em média, o álcool leva uma hora para metabolizar uma lata de cerveja, portanto, se você beber 8 latas de cerveja, seu corpo se recuperará em cerca de 8 horas. Isso ocorre por meio das células do fígado, os hepatócitos, que possuem organelas especializadas na quebra do álcool em substâncias menos nocivas à saúde, como os peroxissomos e o retículo endoplasmático liso.
Por sua vez, eles liberam enzimas para quebrar o álcool, como a álcool desidrogenase, que converte o álcool em etanol/acetaldeído, um produto intermediário que pode ser mais tóxico que o próprio álcool. O acetaldeído pode causar uma série de sintomas como dores de cabeça latejantes, náuseas, ânsia de vômito etc. (esses sintomas geralmente aparecem após um dia de bebedeira, levando à famosa ressaca).
Você vai muito ao banheiro?
O álcool inibe a liberação de ADH (antidiurético), hormônio que atua nos rins e é responsável pela reabsorção de água em nosso corpo, o que faz com que a maior parte da água filtrada por nossos rins seja absorvida, resultando em uma água mais concentrada urina, menos água. Ou seja, conserva água para os nossos organismos, o que é inclusive uma estratégia de sobrevivência empregada pelos organismos terrestres. Porém, quando o álcool suprime esse hormônio, passamos a liberar essa água ao invés de reabsorvê-la, e claro essa liberação acontece milhares de vezes durante a famosa ida ao banheiro. Então, no dia seguinte, estávamos com uma sede ridícula por causa disso.
Leia mais:
Por que dizemos “Saúde” quando alguém espirra? Saiba mais
Entenda tudo sobre a Lei Seca e suas punições
Curiosidades sobre os morcegos, leitura interessante
E o estômago?
O álcool também pode irritar o estômago devido ao aumento da produção de sucos gástricos e secreções intestinais, bem como ao aumento do ácido lático no organismo. Todos estes podem causar náuseas, náuseas e diarréia.
Beber de estômago vazio?
Aliás, esse é o pior erro, pois os efeitos do álcool acontecem mais rápido quando não há comida no estômago, pois chega mais rápido ao cérebro.
Por que ficamos bêbados quando ingerimos álcool: Mas afinal, o álcool engorda?
Sim, o álcool é tão calórico que você pode acabar ganhando peso, inclusive aquela famosa “barriga de cerveja” de verdade.
Por que as mulheres grávidas não podem beber álcool?
Durante a gravidez, o consumo de álcool pode levar à síndrome alcoólica fetal, uma alteração genética que causa deformidades físicas e retardo mental no feto.
Os efeitos do álcool em nós “demais” variam de pessoa para pessoa, dependendo da genética, condições médicas e outros fatores, mas em geral são:
- fala arrastada, sonolência, euforia, vômito;
- diarreia, azia e azia;
- dor de cabeça, dificuldade para respirar,
- Alterações na visão e audição;
- Alterações na capacidade de raciocínio;
- Dificuldade de concentração, alterações na percepção e coordenação motora;
- Coma alcoólico, que é um tipo de perda de memória em que o indivíduo não consegue se lembrar do que aconteceu sob o efeito do álcool;
- Perda de reação, perda de julgamento da realidade, coma alcoólico.
Agora que descobriu por que ficamos bêbados quando ingerimos álcool, já sabe o que fazer para cuidar da sua saúde e precisar o teor alcóolico com total moderação ou mesmo não ingeri-lo. Aproveite as dicas!