Você sabe qual foi a primeira maquina fotográfica? Em 1839, o francês Louis Jacques Mande Daguerre (1787-1851) anunciou a primeira câmera do mundo na Academia Francesa de Ciências. Na época, a invenção era conhecida como “Daguerreótipo” e até hoje é considerada a primeira câmera fotográfica da história.
O Daguerreótipo é uma caixa de madeira que contém uma placa de cobre prateado polido, que é então exposta à luz por alguns minutos. Após a exposição, a imagem é revelada em vapor de mercúrio aquecido, que adere às partes sensibilizadas à luz do material. Veja a primeira câmera do mundo abaixo:
Mas por que Louis Daguerre inventou a primeira câmera?
Daguerre estava interessado em efeitos de luz e, na década de 1820, começou a experimentar o efeito da luz em pinturas translúcidas. Daguerre costumava usar a câmera escura como auxílio no desenho em perspectiva, o que o levou a pensar em maneiras de preservar a imagem. Em 1826 ele descobriu o trabalho de Joseph Niépce, que estava trabalhando em uma técnica para estabilizar imagens tiradas com uma câmera escura.
Em 1832, Daguerre e Niépce usaram um sensibilizador à base de óleo de lavanda. O processo, chamado Physautotype, foi um sucesso: eles conseguiram obter imagens estáveis em menos de oito horas.
Após a morte de Niépce, Daguerre continuou seus experimentos por conta própria, com o objetivo de desenvolver um método de fotografia mais fácil de usar e mais eficiente. Durante seus testes, um acidente o levou a descobrir que o vapor de mercúrio de um termômetro quebrado poderia reduzir o tempo de revelação de uma imagem não revelada de 8 horas para 30 minutos.
Daguerre apresentou daguerreótipos ao público na reunião da Academia Francesa de Ciências em Paris em 19 de agosto de 1839. É por isso que, até hoje, comemoramos o Dia Mundial da Fotografia em 19 de agosto.
Mas como funcionou a primeira câmera do mundo?
Daguerreótipo é um processo direto ao positivo que cria imagens altamente detalhadas em folha de cobre revestida com uma fina camada de prata sem o uso de filme negativo. As placas de cobre prateadas devem ser limpas e polidas até que a superfície pareça um espelho.
A placa foi então sensibilizada com iodo em caixa fechada até adquirir aspecto amarelo-rosado. Depois de mantê-lo no suporte à prova de luz, ele é então transferido para a câmera. Após a exposição, a placa é revelada em mercúrio quente até que a imagem apareça. Para fixar a imagem, a placa deve ser mergulhada em tiossulfato de sódio ou solução salina e depois tonificada com cloreto de ouro. Veja abaixo um daguerreótipo feito com a primeira câmera do mundo em 1837.
Os tempos de exposição para os primeiros daguerreótipos variavam de 3 a 15 minutos, tornando o processo quase impraticável para retratos. Melhorias no processo fotossensível, juntamente com melhorias nas lentes fotográficas, reduziram rapidamente os tempos de exposição para menos de um minuto.
Quando se perguntar, qual foi a primeira maquina fotográfica. Devido à sua invenção, Daguerre é conhecido como o pai da fotografia. A popularidade do daguerreótipo permaneceu em seu auge até o final da década de 1850, quando surgiu um método de fotografia mais rápido e barato, o ambrótipo.
Veja também: O Maior PC do mundo.