COMO AS REDES SOCIAIS ESTÃO AFETANDO NA SAÚDE MENTAL DOS JOVENS
Há algum tempo, alguns psicólogos, psiquiatras e especialistas vêm alertando sobre o uso das redes sociais, pois podem ser viciantes e ter consequências semelhantes a qualquer tipo de dependência, como ansiedade, dependência, irritabilidade, etc.
É nesse ponto que surge a pergunta: se as pessoas passam cada vez mais tempo se conectando, o que é realmente perigoso no mundo virtual?
Motivos e perfis de pessoas que confiam nas redes sociais
De todas as causas mais reconhecidas de vício virtual, destacam-se a baixa autoestima, hiperatividade, depressão, falta de emoção e falta de afeto. Os jovens acabam procurando na internet o que lhes falta em algum momento de suas vidas.
Os jovens de 16 a 24 anos são os mais vulneráveis a esse estado de dependência, e sua saúde mental pode sofrer por três motivos: são mais impulsivos e precisam de mais influência social, e a necessidade de reiterar dentro de um grupo, ou seja, encontrar-se em aquele grupo e situação.
Gatilhos de redes sociais
O verdadeiro gatilho vem daquele momento em que tudo o que é exibido na internet é sinônimo de vida perfeita, como fotos em lugares deslumbrantes e paradisíacos, celulares de última geração e a alegria de estar com os amigos o tempo todo. A combinação desses fatores faz com que a felicidade pareça estar lá fora, facilmente acessível a todos, e aqueles que não a alcançam são chamados de fracassados. O problema é agravado quando as pessoas que assistem são crianças e adolescentes, que ainda não são totalmente capazes de distinguir entre o que é real e o que não é.
Além disso, quanto maior o nível de felicidade exibido na tela, maior a ansiedade entre os jovens para alcançar a felicidade.
Com tudo isso, há consequências fáceis de identificar entre os jovens, como:
- ter dificuldade em lembrar-se de algo
- falta de atenção
- Baixa moral
- ansiedade excessiva
- bipolar
Para evitar tais consequências, alguns profissionais têm dado algumas orientações, principalmente quando os pais acompanham seus filhos para o uso de telas, confira:
Limite de tempo
É importante ditar o tempo máximo de tela, a autorregulação é divertida para os adultos, tente não gastar muito tempo no telefone e nas redes sociais.
Sempre use – É interessante que os pais recomendem e monitorem atividades que realmente mexam com seus filhos, e o mesmo vale para os adultos, sempre tente usar plataformas e ferramentas que realmente agreguem algo a coisas como apps Ensine algo, leia e outras opções.
A partir das informações apresentadas, é importante observar as consequências e dependências do uso da rede social em adultos e até crianças e adolescentes.
Esse monitoramento e autorregulação é importante para evitar maiores danos. Fique ligado!
Acesse nosso site e todo dia veja dicas como está “COMO AS REDES SOCIAIS ESTÃO AFETANDO NA SAÚDE MENTAL DOS JOVENS” para melhorar seu dia a dia.
Veja também em nosso Blog: Aplicativo para medir a pressão arterial.