Uma tartaruga de duas cabeças completa 25 anos neste sábado, 04 de novembro de 2022. O animal, chamado carinhosamente pelos seus cuidadores e biólogos de Janus, é a tartaruga de duas cabeças mais antiga do mundo e vive no Museu de História Natural em Genebra, na Suíça.
O Dia da Memória não passou despercebido, algum movimento precisa ser realizado pelos idealizadores do projeto e cuidadores do animal. O museu está sediando uma série de eventos neste fim de semana. Nessa época, os visitantes podem tirar selfies com Janus e aprender mais sobre a tartaruga.
Nascido em 1997, Janus tem duas cabeças, dois corações, dois pulmões e duas personalidades. Em entrevista à Reuters, a cuidadora Angelica Bourgoin disse que a tartaruga não poderia sobreviver na natureza com essas características.
A principal razão, explicou Angélica, é que Janus não pode mover as duas cabeças dentro do casco para evitar predadores.
Janus come saladas orgânicas, massagens e banhos todos os dias. Entre as atividades físicas, as tartarugas fazem caminhadas regulares e andam de skate personalizado.
Segundo a Reuters, as duas personalidades de Janus levaram a alguns confrontos entre os dois líderes.
“O lado direito do cérebro é mais curioso, mais desperto e tem uma personalidade mais forte”, explicou Angélica à agência de notícias. “A cabeça esquerda é mais passiva e gosta de comer”, acrescentou.
A tartaruga de duas cabeças completa 25 anos, porém ainda é considerada uma jovem criança, visto que uma tartaruga adulta pode viver até 150 anos, segundo apontam estudos. Todavia, não sabemos qual será o destino deste animal tão raro, pois devido a sua anomalia, podem haver problemas de saúde ao longo da vida.
Então, agora é só compartilhar esta curiosidade com todos os seus colegas e familiares, pois a natureza é vasta e cheia de mistérios… Aproveitou a leitura? Esperamos que sim, até a próxima!
Veja também: Por que meu cachorro come fezes?