Você sabia que você está cheio de bactérias! Nosso corpo é formado por uma série de células que formam tecidos e órgãos. No entanto, muitas vezes não percebemos que além das nossas células típicas, existem outras que nos acompanham: as bactérias. Isso mesmo! Bactérias, algumas benéficas e essenciais para o funcionamento normal do organismo.
Os microrganismos que crescem em nós formam nossa microbiota, também conhecida como flora e microflora. Pesquisas mostram que nosso microbioma é muito rico, temos cerca de um quilo de bactérias em nosso corpo, que é um número considerável, pois essas bactérias são organismos microscópicos unicelulares. Alguns autores até acreditam que existem dez vezes mais micróbios em nossos corpos do que células humanas.
Nossa microbiota começa a se formar desde o momento em que nascemos, durante o parto, quando recebemos uma grande variedade de bactérias de nossas mães. O número de bactérias aumenta à medida que crescemos e se torna estável ao longo do tempo.
→ Tipos de Microbiota
A microbiota pode ser dividida em residente e transitória. A microbiota residente é formada por microrganismos que frequentemente são encontrados em abundância em regiões anatômicas específicas. Uma microbiota efêmera é aquela em que os microrganismos estão presentes apenas por um curto período de tempo. “
“→ Onde estão essas bactérias?
Temos bactérias em várias partes do nosso corpo, como o sistema respiratório, pele, boca, estômago e intestinos. No intestino, por exemplo, encontramos bactérias que regulam o sistema imunológico, a produção de proteínas e vitaminas, a degradação de certos produtos alimentares e protegem o intestino de outras bactérias que podem causar infecções graves, como as causadas por Clostridium difficile. Como exemplo de bactérias que vivem no intestino, podemos citar Lactobacillus e Lactococcus.
Outro exemplo que pode ser citado são as bactérias da pele, que impedem que outras bactérias se multipliquem por conta própria. No entanto, embora essas bactérias sejam benéficas, elas podem contaminar os seres humanos se ocorrerem danos e nosso sistema imunológico estiver comprometido. Como exemplo de bactérias que vivem na pele, podemos citar os gêneros Staphylococcus, Streptococcus e Propionibacterium.
Você está cheio de Bactérias, inclusive a boca também contém bactérias importantes. Estima-se que mais de 500 espécies de bactérias vivam em nossa mucosa bucal para evitar a proliferação de novas bactérias e fungos. Entre as bactérias da boca podemos citar: Staphylococcus, Propionibacterium e Streptococcus. “
Veja também, algumas curiosidades sobre a higiene dos gatos, Saiba Mais.